2 mil baixaram app do Procon

O Governo do Estado, por meio da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), lançou recentemente mais uma ferramenta que agiliza e facilita o atendimento aos consumidores maranhenses: o aplicativo Procon-MA. Somente na primeira semana de funcionamento, o app já foi baixado por mais de dois mil consumidores e está entre o mais procurado e com maior número de downloads entre todos os Procons do Brasil que possuem a inovação. Também foram realizadas mais de 200 denúncias que tiveram respostas imediatas.

Flávio Dino
Ativista digital, governador Flávio Dino instalou app do Procon em seu telefone
Através do aplicativo, os usuários têm acesso a notícias atualizadas sobre a atuação do órgão em todo estado e a todas as redes sociais do Procon, além de informações sobre o posto mais próximo para efetuar sua denúncia. O grande destaque deste aplicativo é a possibilidade de denunciar algum abuso enviando foto-denúncia e a sua localização por meio do GPS integrado ao aplicativo.

O consumidor não precisa se deslocar até os postos para efetuar uma denúncia, através do aplicativo ele poderá, em poucos minutos, realizar uma denúncia, preenchendo apenas um formulário com seus dados e fotos, sobre qualquer irregularidade sofrida por ele em determinado estabelecimento. Além disso, o consumidor recebe diariamente informações sobre os seus direitos na tela do aplicativo.

O aplicativo é compatível com os principais sistemas mobiles já disponíveis no mercado, o ANDROID e o IOS, e está em fase de testes para outros sistemas, como Windows Phone e Blackberry. Em breve eles estarão disponíveis para estes usuários também. O app pode ser baixado nas lojas AppStore (iOS) e Playstore (Android), gratuitamente.

O diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, acredita que com a criação do aplicativo do Procon-MA é possível tornar o órgão cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e destaca que o app é o mais completo, entre todos os já lançados por órgãos de defesa do consumidor.

“Estamos cumprindo mais uma proposta do governo Flávio Dino que é levar o serviço de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado. Os consumidores maranhense têm na palma da mão a possibilidade de buscar informações e fazer denúncias ao Procon-MA. Isso é muito importante, pois permitirá que o Procon tenha acesso a documentos que vão instruir processos. Esses documentos são fotos que serão destinadas a nossa base de dados, trazendo também a localização dos fatos. Desta forma, será possível subsidiar ainda mais os processos judiciais e administrativos que abriremos futuramente”, disse Duarte Júnior.

O Procon-MA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) no desenvolvimento do aplicativo.

Denúncia

O Procon orienta o cidadão que, ao verificar o descumprimento da lei, deve formalizar uma denúncia na sede da Gerência do Consumidor, localizada na Rua do Egito, 207, Centro, São Luís. A denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Procon-MA, pelo Portal do Consumidor (www.procon.ma.gov.br) ou pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão).

O órgão também está presente em 10 cidades maranhenses: Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Estreito, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Timon e São Luís. Por orientação do governo Flávio Dino, o projeto pretende, também, instalar unidades do órgão, ainda neste ano, nas cidades de Barreirinhas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Pinheiro, Santa Luzia e Viana.

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