Alzheimer é tema de palestra na Alema

Informações sobre a doença e diagnóstico precoce são armas importantes contra o Mal de Alzheimer. O alerta foi feito por Cláudia Rego, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seccional Maranhão; e Ana Lúcia Azoubel, geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abras/MA), em evento realizado no Plenarinho, por solicitação da deputada Graça Paz (PSL).

Alema
O dia 14 de maio poderá ser o Dia Estadual da Doença de Alzheimer
Do evento participaram também enfermeiros, estudantes, médicos, cuidadores, familiares e pessoas interessadas em obter informações sobre a doença. A deputada Graça Paz falou na abertura e alertou para o silêncio da doença, ela que descobriu recentemente que a própria mãe manifestava os sintomas de que tinha Alzheimer.

Todos os palestrantes destacaram a necessidade de prevenção e informações claras para a família detectar os sinais sobre a manifestação da doença. Em todo mundo, a doença degenerativa afeta 15 milhões de pessoas e pelo menos 1,5 milhão no Brasil.

De acordo com os especialistas, os sinais principais manifestados são perda de memória que afeta as relações pessoais; dificuldades em executar tarefas domésticas; problemas com vocabulário; desorientação de tempo e espaço; incapacidade para julgar situações; problemas com raciocínio abstrato; colocar objetos em locais errados; mudança de humor ou comportamento; mudança na personalidade e perda de inciativa.

As especialistas falaram também de como a doença pode ser prevenida, tendo uma dieta saudável, não fumar, não beber álcool, fazer atividade física, combater o stress e buscar o lazer. De acordo com elas, se essas medidas forem, o doente e a família terão melhor qualidade de vida.

Diversos fatores de riscos foram enumerados pelas especialistas, como o envelhecimento, baixa escolaridade, inatividade cerebral, falta de atividade de risco, obesidade, depressão, tabagismo, diabete não controlado e pressão não tratada.

A deputada Graça Paz informou que apresentou Projeto de Lei que institui 14 de maio como o Dia Estadual da Doença de Alzheimer e em 21 de setembro já é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A deputada defendeu maior divulgação em torno da doença para minimizar o sofrimento enfrentado pelos portadores e pelos familiares.

As palestrantes parabenizaram a deputada pela iniciativa e pediram o apoio dela para a criação do Centro de Referência de Alzheimer de São Luís, para ajudar no tratamento da doença.

Waldemar Ter, Agência Assembleia

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger