Cáritas debate mudanças climáticas

A 20ª Assembleia Geral da Cáritas Internacional teve início nesta terça-feira, 12 de maio, e segue até o próximo domingo, 17, em Roma, na Itália. O encontro ocorre a cada quatro anos para a eleição da presidência da entidade e o planejamento de novas diretrizes.

Papa Francisco
Na missa de abertura, Papa Francisco destaca a atuação da Cáritas em combater a fome no mundo
Com o tema "Uma só família humana, cuidando da criação”, também são discutidas as alterações climáticas e suas consequências, principalmente sobre os mais pobres. Participam do evento 300 delegados de organizações mundiais, funcionários do Vaticano, governos, representantes da juventude, comunidades de base e ativistas contra a fome. A missa de abertura foi celebrada pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

"A Cáritas é a Igreja presente em muitas partes do mundo, e ainda deve alcançar uma maior divulgação nas diferentes paróquias da comunidade, para renovar o que aconteceu nos primeiros anos da Igreja.”, disse o Sumo Pontífice durante a missa de abertura. "A Cáritas prepara muitas mesas para quem tem fome. O planeta tem alimentos suficientes para todos, mas parece que falta vontade de compartilhar com todos.”.

Em seu discurso inaugural, o atual presidente da Cáritas Internacional, o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, disse que, em 2015, a entidade está recebendo um "chamado claro de Deus” e que a Assembleia é um ponto de partida para atender a esse chamado. "É o ano em que chegam ao fim os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e se lançam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os governos negociarão um novo acordo climático em Paris, em dezembro [de 2015]. E o Papa Francisco nos encomendará sua carta encíclica sobre ecologia.”, afirma. O sacerdote hondurenho lembra as recentes catástrofes naturais do Nepal e Vanuatu e convidou os presentes a reafirmarem o compromisso de transformar o mundo "para melhor”.

Depois de oito anos como presidente, o cardeal Maradiaga deixará o cargo. Concorrem ao posto o arcebispo Youssef Soueif, presidente da Cáritas Chipre, e o cardeal Luis Tagle, arcebispo de Manila. As eleições acontecem ao final da tarde desta quinta-feira, 14.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger