Curva do 90 e Franceses são melhoradas

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), já concluiu a sinalização horizontal e modificação geométrica no trecho da Curva do 90, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, entre os bairros do Cohafuma e Vinhais. As ações integram o Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, lançado pelo prefeito Edivaldo.

De acordo com o prefeito Edivaldo, a intervenção na Avenida Jerônimo de Albuquerque foi priorizada em função da via ser um dos corredores centrais de deslocamento diário de milhares de pessoas na capital. "Nós buscamos alternativas que viabilizassem maior mobilidade nessa avenida, que com o decorrer dos anos foi ganhando alto fluxo de veículos, devido ao desenvolvimento urbano dessa região. A intervenção que fizemos ampliou o número de faixas e permitiu que haja maior fluidez no tráfego, principalmente na área da Curva do 90, onde havia grande retenção anteriormente", disse o prefeito Edivaldo.

Curva do 90
Prefeitura executa intervenções de trânsito na Curva do 90 e na Avenida dos Franceses
Visando gerar fluidez no trecho com histórico de fluxo intenso, a Prefeitura aumentou a quantidade de faixas de tráfego de veículos - de duas para três faixas - do Moraes Center até o retorno da Pneuaço (sentido Centro-Vinhais), e de duas para quatro faixas da Pneuaço até a Alvorada Motos, na entrada do Recanto dos Vinhais. Também houve o alargamento no trecho da Playcar até o contorno da Pneuaço (Vinhais-Centro) de duas para três faixas. Nos dois sentidos, existe faixa da esquerda livre.

Para Ribamar Coelho, morador do Recanto dos Vinhais, a alteração trouxe resultados visíveis. "Fiquei feliz com as melhorias que foram feitas aqui. É muito estressante ficar parado muito tempo num lugar e agora a gente percebe que o fluxo está realmente melhor", disse.

O taxista Washington Batista avaliou a intervenção como positiva e comentou a reorganização das pistas na área. "A obra realizada pela Prefeitura melhorou sim o fluxo de veículos nesse trecho da Curva do 90. Antes a gente perdia muito tempo parado. É claro que ainda existem problemas, muitos deles causados pela falta de atenção dos condutores, porém acredito que o alargamento e a sinalização realizados são positivos e devem servir de modelo para outras regiões de São Luís", apontou o taxista.

Outras Localidades

Esta semana, também foram retomadas as obras de intervenções com modificações geométricas na Avenida dos Franceses no trecho em frente o reservatório do Batatã e o Viaduto do Café. As obras haviam sido suspensas em função do intenso período chuvoso. Essas modificações têm o objetivo de gerar maior fluidez e segurança ao trânsito, bem como acabar com as rotatórias em locais de grande fluxo de veículos.

Com a medida de intervenção viária, a SMTT vai modificar o cruzamento das avenidas dos Africanos e dos Franceses, trecho de vias que atualmente registram grande congestionamento, principalmente nos horários de pico.

A ação, que está sendo realizada na Avenida dos Franceses, segue exemplo da intervenção geométrica feita na Avenida Vitorino Freire. Naquela área, que abrange a região do Anel Viário (Fonte do Bispo), Retorno do Bacanga e acesso a Avenida dos Africanos, foram eliminados as rotatórias e os semáforos, o que permite um trânsito com maior fluidez, sem a necessidade de paradas obrigatórias - o que geraria lentidão de fluxo.

A intervenção da Avenida dos Franceses consiste na retirada dos meio-fios do canteiro central para o alargamento das vias. Essa medida tem como finalidade criar quatro faixas de trânsito em alguns trechos da via bem como fazer o reposicionamento dos retornos da área sem a necessidade de paradas, com acesso livre à faixa da esquerda da pista. Esta obra contempla o conjunto de ações de melhorias no trânsito que já vêm sendo realizadas desde a Rotatória do Bacanga, passando pela Avenida dos Africanos, com destaque para as entradas dos bairros Parque Timbiras e Coroadinho.

Já na Avenida Litorânea, a SMTT deu início esta semana às ações de melhorias da área de caminhada e Cooper da Litorânea na extensão de 6km. A ação segue determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e consiste na sinalização horizontal e vertical, dentre outras ações.

Carolina Nahuz

O que eles disseram:

Nome: Jamilson Martins  Bairro: Recanto dos Vinhais  Idade: 38 anos: "Acredito que o local foi bastante beneficiado com essa obra, pois engarrafava demais, agora percebo que o trânsito está melhor e andando mais rápido. Agora temos duas pistas livres e a da esquerda pode ser usada pelos motoristas que vêm do Recanto dos Vinhais".
Nome: Lucas Pereira  Idade: 58 anos  Bairro: Vila Progresso: "Fluiu total o trânsito aqui na região da Curva do 90, a gente percebe o antes e o depois, aqui ficava tudo engarrafado nos horários de grande movimento, agora, mesmo com um grande número de carros e motos nas pistas, a gente vê que o trânsito está andando normalmente".
Nome: Alexandre Quaresma  Profissão: Vendedor  Bairro: Vinhais:  "Moro e trabalho nessa região há muitos anos e já percebi que o fluxo de veículos está melhorando uns 85%, aqui é um local complicado, pois muitos veículos circulam nessa região diariamente".
Nome: Emanoel Costa  Profissão: Oficce-boy  Idade: 22 anos:  "Percorro São Luís diariamente e de fato a mobilidade urbana ainda é o nosso grande problema, mas é preciso reconhecer que o prefeito tem conseguido recursos para melhorar essa área. Aqui na Curva do 90, senti que o alargamento das pistas melhorou bastante a fluidez no trânsito no local e espero que outros pontos de São Luís também possam receber intervenções como essa".

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger