Ministro da Saúde inaugura UBS em Aldeia

Montes Altos, MA. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhado do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, foram recepcionado na tarde desta quarta-feira (13) pelo cacique da aldeia São José, Davi Krikati, e o prefeito de Montes Altos, Valdivino Rocha Silva.

Na ocasião, o ministro participou da cerimônia de inauguração de uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) na aldeia São José e lançou a campanha de vacinação dos povos indígenas. No Maranhão, segundo ele, a expectativa é vacinar pelo menos 4.900 índios do distrito sanitário.

Arthur Chioro
Ministro da Saúde abre campanha de vacinação dos povos indígena em Montes Altos
“Durante muito tempo homens, mulheres e crianças morreram muito cedo, onde às vezes morreram de forma desnecessária, sofreram e viveram com sequelas, como é o caso da poliomielite que causa a paralisia infantil, porque não tinham disponíveis a vacina para proteger a nossa vida, respeitando sempre as praticas de tratamento de cada cultura, de cada povo”, declarou o ministro Arthur Chioro, após a inauguração do posto de saúde e da campanha de vacinação na aldeia São José.

Chioro enfatizou a importância da vacina na prevenção contra doenças, citou como exemplos, a hepatite “A” e “B”, rubéola, caxumba, gripe, pneumonia, meningite, febre amarela e a paralisia infantil. “Hoje nós podemos prevenir e ter mais vida, inclusive vacinas destinas aos idosos que reduzem às complicações”, assinalou.

O governador Flávio Dino, que também participou do corte da faixa inaugural do posto de saúde, assumiu compromisso com a comunidade indígena krikati de melhorar o sistema de abastecimento de água e abastecimento, inclusive com a perfuração de novos poços artesianos por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Também assegurou a reforma e ampliação da unidade escolar da aldeia São José, considerado de fundamental importância para melhoria do ensino-aprendizagem às crianças e adolescentes da nação indígena Krikati. Ele citou ainda a recuperação emergencial da rodovia MA-280, ligando Montes Altos a BR-010, em Governador Edison Lobão e, ainda, no trecho de Sítio Novo do Maranhão ao Santana, na confluência da BR-226.

O prefeito de Montes Altos, Valdivino Rocha, que também é médico, lembrou da importância da vacinação dos povos indígenas, especialmente da aldeia São José, que passa a dispor de uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS). “Nós queremos parabenizar o governador Flávio Dino que autorizou a recuperação da MA-280, rodovia que permite a integração de vários municípios no sudoeste do Maranhão”, disse.

Durante a visita, o prefeito Valdivino Rocha, a secretária de Saúde, Kelly Cristina e o padre Brandão entregaram ofício ao governador Flávio Dino solicitando apoio para manutenção do hospital Casa Alívio do Sofrimento, em Montes Altos. “Governador temos aqui um hospital de 100 leitos, onde necessitamos do apoio do Estado para mantê-lo em funcionamento para atender a nossa comunidade, inclusive a da nossa região”, concluiu.

Gil Carvalho

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger