Porto do Itaqui recebe Toyota Corporation‏

Atraindo os investidores internacionais, o Maranhão recebeu representantes da Toyota Tsusho Corporation, braço da Toyota voltada para o agronegócio, que passou no Maranhão, dois dos três dias da viagem de negócios pelo Brasil. Na manhã desta quinta-feira (14), a comitiva de 10 executivos liderada por Yoshiki Miura, responsável mundial pelo Departamento de Alimentos e Agronegócios da holding, visitou a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a área primária do Porto do Itaqui.

Emap, Toyota
Equipe técnica da Emap em reunião com comitiva de executivos da Toyota Tsusho Corporation
Com negócios em mais de 60 países e um faturamento de cerca de 60 bilhões de dólares ao ano, a Toyota já deu o primeiro passo para consolidar seus investimentos no Brasil, com a aquisição da Nova Agri, desde fevereiro. “Estamos expandindo o portfólio de clientes por todo o sudeste da Ásia e para que possamos elevar os nossos negócios precisamos de uma logística que vá do produtor até o porto”, afirmou. Exatamente por isso os investidores visitaram o Maranhão e o Porto do Itaqui, que tem área de influência por todo o corredor centro norte.

A Nova Agri presta serviços logísticos integrados, da fazenda ao porto, nas novas fronteiras do país e é uma das maiores investidoras em infraestrutura para agronegócio no Brasil. Ela possui e opera lote no Tegram, e ainda em oito armazéns e dois transbordos rodoferroviários nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. A empresa movimenta, em média, 2,5 milhões de toneladas de grãos por ano.

A equipe técnica da Emap apresentou os diferenciais estratégicos e os negócios operados no Porto do Itaqui, além de todos os potenciais do estado e incentivos do governo Flávio Dino. A posição de primeiro porto público do país em profundidade e o recorde de operações no primeiro trimestre do ano, com 4,31 milhões de toneladas, um índice 25% maior em relação ao mesmo período de 2014, foram alguns dos destaques apresentados. Também mereceu atenção dos executivos a explicação sobre a posição estratégica do Porto do Itaqui em relação aos principais portos do mundo.

“O apoio do Porto do Itaqui é valioso e com o Tegram vemos uma mudança de eixo do escoamento da produção de grãos no Brasil”, afirmou o presidente da Toyota Tsusho no Brasil, Yoshifumi Araki, para quem o país é o mais importante alvo de investimentos em razão do perfil de produtor de alimentos. “O Brasil é o país que vai suprir alimentos para o mundo inteiro. Estamos confiantes nas possibilidades que se abrem aqui de podermos atrair oportunidades de negócios para o Maranhão”, afirmou.

Andréa Oliveira, Editores

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger