Reunião dos gestores da Grande Ilha

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (14), no Convento das Mercês, a I Reunião Técnica entre os novos gestores da Unidade Regional de Ensino de São Luís e os gestores das 167 escolas da rede estadual de ensino da capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O encontro faz da política do governo Flávio Dino, visando a promoção do diálogo e aproximação dos atores sociais na busca de soluções para as demandas e a efetivação das ações na área da educação.

Seduc
Gestores das 167 escolas da rede estadual de ensino da capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara participaram do encontro
O Padre Fábio Rondon, secretário Adjunto de Gestão das Unidades Regionais de Educação, representou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres. Rondon convocou os gestores para formar uma grande parceria, em prol da construção do programa ‘Escola Digna’. “É com a parceria de todos vocês, que vamos elevar os índices da educação do nosso estado e construir o programa ‘Escola Digna’, ofertando uma educação de qualidade, democrática e participativa. Quando falamos em Escola Digna, não pensamos apenas na parte física, mas, numa escola que valoriza o profissional e a qualidade do ensino. Essa é a meta do governador Flávio Dino e que deve ser o compromisso de cada um de nós”, enfatizou.

Na oportunidade foi apresentada a nova gestora da Unidade Regional de Ensino de São Luís, a professora Maria Aparecida de Jesus Medeiros, e a diretora de Educação da URE, Nádya Dutra. “A nossa missão é promover cada vez mais essa aproximação entre as escolas e a Seduc, para que, juntos, a secretaria, a URE e as escolas possam encontrar as soluções, sem esquecer de fortalecermos as experiências exitosas da comunidade escolar. Para cumprir as metas da educação, vamos buscar a parceria de cada gestor, para que ele sinta-se parte do processo de construção de uma escola melhor”, ressaltou a nova gestora da URE São Luís.

“O que queremos é fazer valer esse processo de dialógico permanente entre o governo e as escolas. Esse é um momento novo de diálogo afinado, de proximidade, para que as questões, tanto administrativas, quanto pedagógicas, fluam com maior celeridade, de modo que os gestores pedagógicos tenham o nosso apoio, que os professores estejam satisfeitos em sala de aula, e os alunos consigam de fato aprender”, destacou Nádya Dutra, diretora de Educação da URE São Luís.

Durante o encontro foram apresentadas aos gestores as diretrizes do ‘Escola Digna’, programa definido como macropolítica educacional pelo governador Flávio Dino. O professor Galdino Marques, da equipe de Coordenação da Macropolítica, apresentou aos gestores os eixos estruturantes do ‘Escola Digna’.

A equipe técnica da URE São Luís apresentou as metas estabelecidas pela Seduc, no sentido de fortalecer a presença da Seduc nas escolas e efetivar as ações. Entre as metas, uma agenda de visitação periódica às escolas; agenda de reunião bimestral com gestores das escolas para avaliação das ações e apresentação de experiências geradas pela comunidade escolar; mais agilidade na prestação de contas dos gestores com a URE; e o apoio e incentivo às atividades culturais dentro e fora da escola.

Outro ponto discutido foi a eleição para escolha de gestores/diretores e gestores auxiliares/diretores adjuntos das escolas da rede estadual de ensino, processo regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, pelo governador Flávio Dino. O processo visa assegurar o caráter formativo e educativo da gestão democrática, com a participação da comunidade escolar na eleição.

Blog dos Leões, Editores

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger