190 anos de Maria Firmina Reis

Mirinzal
Neste sábado, 13 de junho, em Mirinzal, durante a Feira Intercultural, os estudantes da próxima Guimarães, também na baixada maranhense levaram a história complexa e surpreendente de Maria Firmina Reis, considerada a primeira poetisa maranhense e que nasceu há 190 anos.

Poesia de Reis que nem a Folia, o nome e o sobrenome sempre presentes na cultura brasileira. No Sul do Estado, Erasmo Dibell evoca sua bisavó Justina Reis em sua obra, Sarará, sobre a remistura que o sangue deu.

Veja abaixo, as fotos do evento, publicadas num dos grupos de WhatsApp da Aldeia pelo sociólogo Antônio Marcos Gomes. Mestres e alunos atentos para uma das mais belas páginas da nossa história.

O Maranhão tem suas boas memórias, verdadeiras heroínas da nossa gente e que foram preteridas como nome de lagoas, por exemplo, enquanto que toda a memória pública ficou impregnada de oligarcas e escravocratas com seus feiosos sobrenomes.



Para se inscrever num dos grupos dos WhatsApp da Aldeia e ter notícias em tempo real, inclusive com fotos e vídeos, envie correspondência para aldeia@live.com com endereço físico e CPF, para evitar a presença de Fakes.

Aldeia Global publicou:
Maria Firmina Reis é tema de Feira Cultural

Mirinzal
Plateia atenta para exposição sobre Maria Firmina Reis na Feira Intercultural em Mirinzal
Mirinzal

Redação

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger