Caminhada às margens do Rio das Bicas

Rio das Bicas

Uma caminhada ecológica realizada às margens do Rio das Bicas, na manhã desta sexta-feira (5), marcou o encerramento das atividades promovidas pela Prefeitura de São Luís, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações de sensibilização e conscientização ambiental foram realizadas durante toda a Semana do Meio Ambiente, promovida sob a coordenação do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

Simultaneamente à caminhada, os participantes fizeram a coleta dos resíduos sólidos encontrados durante o percurso, no trecho compreendido entre o retorno do Bacanga e a entrada do Parque Pindorama, na Avenida dos Africanos. Ainda como parte da ação, agentes de limpeza realizaram serviços de capina e poda na orla do Rio das Bicas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, destacou que a caminhada fechava com chave de ouro as ações realizadas pela Prefeitura para promover a conscientização ambiental como um fator preponderante à melhoria da qualidade de vida da cidade, além de suscitar a participação da população nesse processo. "A caminhada simboliza o engajamento de todos os setores da administração municipal pela melhoria do nosso meio ambiente", disse o titular da Semmam, Marco Aurélio.

O secretário informou, ainda, que diversas ações já estão sendo empreendidas pela Prefeitura para valorizar os espaços de preservação ambiental da capital. Segundo ele, a Semmam iniciou esta semana o mapeamento topográfico de uma área no Calhau (nas proximidades do restaurante Coco Bambu), para transformá-la na primeira Área de Conservação Urbana da cidade, das seis unidades de conservação que a Prefeitura vai instituir nos próximos meses. Na área do Calhau, já estão sendo realizados estudos da fauna e da flora local e elaborado o projeto de instalação de trilhas e de um espaço físico para informações a respeito da área preservada.

Ações

Durante a semana, as ações promovidas pela Prefeitura tiveram o engajamento de diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos municipais, como Educação, Limpeza Pública, Esporte e Lazer, entre outros. O ponto alto da programação aconteceu no Parque do Bom Menino, onde uma grande estrutura foi montada para receber os frequentadores do local e alunos de escolas públicas e particulares. A atividade permitiu aos estudantes receber informações sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, conservação dos recursos naturais e participar de momentos de leitura e brincadeiras.

Além das ações pontuais, diversos estandes foram instalados no parque para apresentar a política do município na área ambiental.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger