Capital recebe 120km de Mais Asfalto

A Prefeitura de São Luís e o governo do Estado iniciaram, neste sábado (13), as obras do convênio para requalificação de aproximadamente 120 km de avenidas e ruas da capital, celebrado em abril deste ano. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o governador Flávio Dino efetivaram a parceria com ações nos bairros do Anjo da Guarda e Vila Embratel, que serão reurbanizados com a pavimentação de avenidas e ruas.

Somado às ações que a Prefeitura vem realizando, São Luís deve ter aproximadamente 220 km de malha viária recuperados até o final do ano. No seu pronunciamento, o prefeito Edivaldo ressaltou que nos dois primeiros anos de sua gestão, a Prefeitura não recebeu nenhuma ajuda do governo do estado.

"Caminhamos sozinhos até dezembro do ano passado, enfrentamos muitas dificuldades sem nenhuma colaboração do governo. Graças a Deus, o governador Flávio Dino foi eleito e temos, neste novo momento para a cidade, governador e prefeito caminhando lado a lado, trabalhando juntos pelo bem de São Luís", destacou o prefeito, ao informar que o governo do Estado também dará suporte para a conclusão da obra do novo Hospital da Criança.

"Agradeço do fundo do meu coração esta parceria. No começo da minha gestão, me perseguiram por eu ser aliado e amigo do Flávio, só que não prejudicaram a mim, mas a toda população. Então, quero dizer que ainda nesse semestre, São Luís vai virar um canteiro de obras. Em breve, estaremos assinando convênio com o governo do estado para a conclusão do novo Hospital da Criança e várias obras de mobilidade urbana, que trarão um reflexo impactante na qualidade de vida do povo. Isso é, na prática, a concretização de um sonho de todos os moradores, um gesto tão simples que só foi possível acontecer com a chegada do Flávio Dino no governo", delineou Edivaldo.

As imagens na lente de Maurício Alexandre:




Ao agradecer o empenho de toda equipe técnica do governo e da Prefeitura de São Luís, o governador enfatizou que a parceria real, concreta e produtiva estabelecida com a Prefeitura de São Luís trará bons resultados em todas as áreas. "Durante dois anos o Edivaldo não recebeu um centavo do governo, mas agora isso mudou porque não adotamos a velha prática de perseguir ninguém. Nesse aspecto, estamos celebrando uma série de mudanças em São Luís junto com o Edivaldo a partir de uma parceria que é a mais importante de todas, a parceria com o povo. Queremos, eu e o Edivaldo, trabalhar a favor da população nesse momento especial, tão aguardado ao longo dos anos", sublinhou Flávio Dino.

Além do programa Mais Asfalto, que atenderá nessa primeira etapa 17 bairros de São Luís, contemplando cerca de 290 ruas e avenidas, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto informou que governo do Estado e Prefeitura celebrarão mais outras duas parcerias na área de infraestrutura: a construção de avenidas interbairros e a realização de intervenções de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a Anjo da Guarda e a Vila Embratel serão os primeiros bairros a receber os serviços de requalificação, de um total de dezessete contemplados no convênio. Em toda a região Itaqui-Bacanga, vão ser recuperados mais de 36 quilômetros de vias urbanas, abrangendo ainda o São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.

Na Vila Embratel, o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino acompanharam o início do trabalho de aplicação da nova camada de asfalto em 8 km da Avenida Principal, corredor de maior fluxo do bairro. Os dois gestores, ao lado da população e das máquinas operando a pleno vapor, percorreram parte do trecho que será reurbanizado. Edivaldo e Flávio também foram ao Anjo da Guarda para darem o start da frente de trabalho de pavimentação asfáltica, que também começou pela principal avenida do bairro e alcançará outras vias.

Para o morador da Vila Embratel, Cristóvão Silva, o asfalto chega em boa hora, uma vez que a situação das vias no bairro encontra-se em estado crítico. "Graças a Deus está ocorrendo essa união entre o prefeito e o governador, pois acho que se juntando é possível fazer muito por nossa capital. Sei que esse trabalho mútuo trará muitos outros benefícios para gente, era isso que esperávamos, todos trabalhando pelo bem comum", disse.

Os demais bairros da capital maranhense contemplados com a requalificação de pavimentação asfáltica são: Cidade Operária, com 42,1 quilômetros; Cohab, com 10,9 quilômetros; João de Deus e São Bernardo, com 7,4 quilômetros; Vila Luizão, com 9 quilômetros; Coroadinho e Vila Nova República, com 6,7 quilômetros cada um.

A extensão total abrange aproximadamente 300 vias, a maioria componente do corredor de ônibus, com camada asfáltica comprometida devido à presença de buracos ou fissuras. O processo de recapeamento consiste na aplicação de uma substância (pintura de ligação) sobre a superfície, para proporcionar aderência, para em seguida fazer a colocação da nova camada de asfalto.

Aproximadamente 63 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) estão previstas para a realização de todo o serviço de recapeamento. O CBUQ é um asfalto de qualidade elevada. O prazo de execução do convênio é de 180 dias, com possibilidade de prorrogação.

A parceria institucional entre Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão integra as ações do programa estadual Mais Asfalto. Do montante investido, R$ 581.522,70 serão recursos da contrapartida municipal.

Estiveram presentes o deputado estadual Fernando Furtado, os vereadores Barbosa Lages, Eidmar Gomes, Edmilson Jansen, Armando Costa, Pedro Lucas, Osmar Filho, Chico Carvalho, Marlon Garcia, Honorato Fernandes, Bárbara Soeiro, Marquinhos, Beto Castro, Ricardo Diniz, Prof. Lisboa.

Mobilidade

Com o início das obras do convênio firmado com o governo do Estado, a Prefeitura de São Luís avança nas ações de mobilidade urbana na capital maranhense ao mesmo tempo em que melhora o aspecto urbanístico, valoriza e incentiva o comércio e facilita o acesso da população dessas regiões a serviços urbanos, tais como limpeza, segurança pública, saúde, transporte escolar, entre outros, proporcionando assim bem-estar e mais qualidade de vida ao cidadão.

Mais de 25 km de extensão de ruas e avenidas de São Luís foram recapeados nos últimos dois meses, além da implantação de aproximadamente 6 km de extensão de asfalto em regiões antes desassistidas de infraestrutura urbana, como a Vila Riod, Pontal da Ilha, Vila Janaina, entre outros.

As obras de recapeamento estão sendo realizadas nas regiões dos bairros Turu, Cohama, Vicente Fialho, São Raimundo, Vila Cascavel, Jardim América, Cidade Operária, entre outros. Além do asfalto novo, essas vias estão recebendo tratamento de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta e calçadas) e a sinalização horizontal. A Rua do Aririzal, Avenida General Arthur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Primeira Travessa Boa Esperança, Rua Boa Esperança, avenidas Um e Dois, ruas Três e Existente, na região Cohama/Turu; e Avenida Brasil e as ruas Deputado Luiz Rocha, Santa Isabel, Laertes Santos e Principal, no bairro Vicente Fialho, estão entre as que recebem o pacote de serviços da Prefeitura. Em comunidades como Vila Apaco e Baixão, no Jardim São Cristóvão, os serviços são de implantação de calçamento em bloquete.

As obras municipais devem avançar nos próximos meses para outras regiões da cidade, como Areinha, Vinhais, Cohatrac e Cohab.

Todos para São Luís

Ainda pela manhã, o prefeito Edivaldo e comitiva da administração municipal também participaram do Dia D do programa "Todos por São Luís" no Quebra-Pote. Eles acompanharam a programação, que inclui a prestação de serviços nas áreas de saúde, assistência social, esporte e lazer, educação, cidadania e capacitação profissional.

De acordo com o prefeito Edivaldo, a ampliação da frequência nas edições do programa permite que mais bairros sejam contemplados com as atividades, favorecendo o diálogo e o atendimento às demandas. "Nosso governo trabalha próximo à população e este programa leva diretamente às comunidades as ações de que elas mais precisam, agilizando a resposta às demandas e colaborando para a concretização mais efetiva e setorizada de nosso trabalho", disse o prefeito Edivaldo.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger