Mais ações de educação integral

Com o objetivo de fortalecer as ações dos programas Mais Educação (PME) e Segundo Tempo (PST), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o governo do Estado promoveram esta semana uma reunião com gestores escolares, professores, coordenadores comunitários e monitores. O evento, realizado no auditório Alberto Abdalla, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), teve por objetivo socializar práticas norteadoras de fortalecimento da concepção de educação integral em São Luís.

Educação
Prefeitura de São Luís e governo do Maranhão fortalecem ações de educação integral em evento
De acordo com o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a secretaria tem estabelecido um movimento crescente de fortalecimento dos dois programas. "Não se pode falar em educação integral no Brasil sem os programas Mais Educação e Segundo Tempo. São programas de iniciativa do governo federal que têm todo o apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e desta Secretaria de Educação. Para além de aumentar o tempo que o estudante passa na escola, essas iniciativas promovem também atividades na área de esporte, lazer, cultura e acesso e à tecnologia, ultrapassando o limite das disciplinas tradicionais", explicou o titular da Semed.

A proposta pedagógica dos programas Mais Educação e Segundo Tempo bem como o currículo e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas e a formação continuada dos monitores cadastrados estiveram entre as pautas da reunião.

Para Luís Gonzaga II, coordenador dos programas Mais Educação e Segundo Tempo junto à Semed, os benefícios dos dois programas vão além da ampliação da jornada escolar. "A ideia é aumentar a oferta educativa das escolas públicas, reforçando o seu papel de garantia da cidadania, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino e a concretização do tempo integral em todas as escolas", disse o coordenador.

Janaína Cardoso, monitora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa, na Vila Maranhão, ressaltou a importância do programa para as comunidades. "O programa só tem a crescer na vida desses alunos, com atividades culturais, lazer percebemos uma interatividade maior dos alunos na escola e o fortalecimento na educação dessas pessoas que mais precisam", disse Janaína.

Saiba Mais

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº17/2007, implantado no município de São Luís em 2010, busca fomentar políticas permanentes para a Educação Integral. No ano de 2014, a Prefeitura de São Luís garantiu a adesão de todas as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da Prefeitura de São Luís ao PME.

Carolina Nauz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger