Morre Apolônio Melônio, ícone da cultura

Nota de Pesar


A Prefeitura de São Luís lamenta profundamente o falecimento [nesta terça-feira, 02, à noite] do cantador de bumba meu boi Apolônio Melônio, aos 96 anos. Por essa grande perda da cultura popular, o poder público municipal decreta luto oficial de três dias.

Aldeia Global publicou sobre Apolônio Melônio (Vídeos):
Mestre Apolônio Melônio é hospitalizado

Mestre Apolônio foi fundador do Boi da Floresta, um dos mais tradicionais do sotaque da baixada, e do Boi de Pindaré, ao lado do cantador Coxinho. Ele dedicou a vida à manutenção da tradição folclórica do bumba meu boi, Patrimônio Cultural Brasileiro.

Nesse momento de dor, o prefeito Edivaldo se solidariza com os familiares e amigos, desejando a todos a paz e o cuidado de Deus.

Prefeitura de São Luís
Apolônio Melônio
Apolônio Melônio (do Boi da Floresta) e Seu Beleza, sobreviventes do navio cargueiro Maria Celeste que explodiu em 16 de março de 1954 próximo ao porto e da Avenida Beira Mar matando 16 pessoas – estivadores e tripulantes. A fotografia dos dois personagens foi feita durante as gravações de um documentário que venho realizando sobre essa tragédia que abalou São Luís. (Zema Ribeiro)

Nota de Pesar


O Governo do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pela morte do mestre Apolônio. A cultura maranhense perde um dos seus mais autênticos representantes, cujo legado inspira gerações.

Nascido em São João Batista, em 1918, Apolônio Melônio desde criança já demostrava seu talento artístico. Participou do Boi de Viana, fundou os Bois de Pindaré e da Floresta, conhecido como Boi de Apolônio.

Sua capacidade e dedicação pela cultura popular foram reconhecidas pelo governo federal, em 2011, quando recebeu a ordem do mérito cultural, maior honraria concedida aos artistas brasileiros.

Nessa hora de dor, o Governo do Maranhão presta suas homenagens e sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste grande artista.

Governo do Estado do Maranhão

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger