Prefeitura orienta sobre segurança alimentar

Orientar sobre a importância da segurança alimentar e da venda de alimentos saudáveis durante o São João. Este é o objetivo de ação desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), durante os festejos juninos. Nutricionistas percorrem os arraiais da capital para informar os vendedores que atuarão nos circuitos juninos e dar dicas de bons alimentos neste período. A equipe realizará a atividade no arraial da Praça Maria Aragão, nesta terça-feira (16), a partir das 16h.

Na ocasião, os vendedores receberão kits de equipamentos de proteção individual com luva, touca, avental e máscara. "Com esta orientação, esperamos que os vendedores trabalhem nesse período com atenção ao comércio de produtos saudáveis, nutritivos e de procedência", destacou a nutricionista Michele Braid. Ela ressalta ainda que os vendedores receberão orientações sobre o manuseio correto dos alimentos para evitar contaminação e outros problemas aos consumidores.

Como parte desta ação, a Semsa capacitou os vendedores informais de alimentos que atuarão nos arraiais da capital. Eles aprenderam sobre manipulação, armazenamento e condições adequadas dos alimentos no curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA), durante a semana. Tiveram ainda noções de atendimento ao público e legislação sanitária, além de terem participado de oficina com explicações e ilustrações das doenças causadas por contaminação dos alimentos.

A capacitação em BPMA é realizada em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Blitz Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

O curso é uma exigência da Vigilância Sanitária Municipal e torna o vendedor apto ao comércio de alimentos nas ruas. "Com este curso, os manipuladores poderão receber a autorização para comercializarem alimentos e bebidas no período junino", reitera Michele Braid.

A Vigilância Sanitária Municipal já realizou vistorias nos arraiais dos shopping centers, fiscaliza todos os espaços juninos da cidade. São 30 fiscais sanitários, distribuídos em oito equipes, que vão fazer orientação educativa sobre a higienização, armazenamento e manipulação de comidas, bebidas e utensílios. O objetivo da Prefeitura, com a fiscalização, é garantir a qualidade da alimentação comercializada nos arraiais.

Outro trabalho importante desenvolvido pela Semus no período junino é na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids, através de equipes técnicas, que estão no Arraial da Maria Aragão e no Cohatrac fazendo a abordagem da população com panfletos educativos e distribuição de preservativos.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger