Público lotou a Praça Maria Aragão

Milhares de pessoas prestigiaram os primeiros sons do "São João de Todos" na Praça Maria Aragão na noite desta sexta-feira (12). A abertura programação de festejos juninos - elaborada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Maranhão - contou com para atrações artísticas e grupos folclóricos tradicionais. Além do público que lotou o espaço para acompanhar os ritmos juninos, o evento contou com a presença dos chefes dos executivos municipal e estadual, prefeito Edivaldo e governador Flávio Dino, respectivamente.

Governador do Maranhão, prefeito de São Luís e presidente da FunC na abertura do Arraial
"Nossa parceria com o governo do Estado é muito produtiva e hoje estamos abrindo este período tão marcante na cultura popular do Maranhão aqui na Praça Maria Aragão celebrando essa união também em torno da valorização cultural. Podemos juntos proporcionar uma festa ainda mais completa e diversificada, que contemple tanto os arraiais já consolidados quanto aqueles que são desenvolvidos dentro dos bairros", detalhou o prefeito Edivaldo.

O governador Flávio Dino elogiou a estrutura montada na Praça Maria Aragão e o engajamento do público. "Este é um arraial organizado, as famílias estão presentes e a cultura popular maranhense em suas várias modalidades, mostrando aquilo que nós temos de mais importante, que é a pluralidade, a diversidade, a gastronomia. O arraial da Maria Aragão já é um sucesso e tenho certeza que vai ser assim até o dia de São Pedro", disse o governador Flávio Dino.

A expectativa da organização do evento é receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina. Para isso, foi montada uma mega estrutura de som, palco, iluminação, barracas, segurança e decoração especial para dar o colorido e beleza à festa popular mais esperada dos ludovicenses. A programação segue até o dia 29 de junho.

Na primeira noite de festa, após o levantamento do mastro, o show do Grupo Divinas Folioas abriu as atrações artísticas no palco da Praça Maria Aragão. Em seguida, foi a vez do boi União da Baixada do Monte Castelo e do boi de orquestra Encanto da Ilha. A programação seguiu com a participação da banda Mákina Du Tempo, que apresentou show "São João de Todos", com repertório de músicas folclóricas e toadas conhecidas dos maranhenses. Logo após, entrou o Boi de Orquestra de Upaon Açu. A programação da noite foi encerrada com o Boi da Maioba, que levou um batalhão de brincantes com suas matracas para marcar o início da temporada junina em São Luís.

Também participaram da abertura do São João de Todos os gestores municipal e estadual da Cultura, Marlon Botão e Ester Marques, respectivamente, além de parte do secretariado municipal e estadual. "Este ano, estamos consolidando dois importantes instrumentos de democratização da cultura e de respeito aos cidadãos ludovicenses: a política de editais, que abre espaço à participação de todos os grupos; e a parceria com o governo do Estado, que aponta novos caminhos em favor do bem comum de nossa população também na área da cultura", disse o presidente da Func, Marlon Botão.

Terreiro de Maria
Terreiro de Maria ficou pequeno para a multidão que superlotou a Praça Mara Aragão

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger