Semana do Bebê segue até o dia 20

A Semana é do Bebê, mas a programação, que acontece até o dia 20 de junho nas áreas da Cidade Olímpica, Tirirical e Vila Mauro Fecury, promovida pela Prefeitura de São Luís, contém atividades para todas as idades. Nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede municipal, as atividades incluem oficinas de artesanato para pais e mães, com confecção de bonecas de pano; orientações sobre gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) para os adolescentes, e a visita do Carro-Biblioteca, com rodas de leitura e contação de histórias, para os pequeninos.

Clique na imagem e veja álbum de fotos desta reportagem
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou que a realização da Semana do Bebê em São Luís direciona a atenção para áreas prioritárias da gestão Edivaldo, como educação, saúde e a assistência à primeira infância. "Ao longo dessa semana, as nossas escolas estão desenvolvendo, com a parceria da Prefeitura de São Luís, do Unicef e também por articulação própria, diversas iniciativas em prol da primeira infância. É importantíssimo o empenho de todos os que dedicaram parte do seu tempo à realização desta programação", afirmou o secretário Geraldo.

Na U.E.B. Cecília Meireles, da Cidade Olímpica, crianças de 3 a 5 anos de idade participaram de brincadeiras e ouviram histórias narradas pela equipe do projeto Carro Biblioteca, desenvolvido pela Prefeitura. Enquanto isso, um grupo de mães participava da oficina de bonecas e bonecos de pano, também promovida pelo projeto Carro Biblioteca. A oficina também incluiu orientações sobre amamentação e os cuidados com as crianças de até seis anos de idade.

A estudante universitária Rafaela Raianny Silva Rocha, 28 anos, é mãe de três meninas, de 1, 3, e 5 anos, respectivamente, e participou tanto da oficina realizada na U.E.B. Cecília Meireles quanto da programação da U.E.B. Jean Norberto Coelho. "Não pude deixar de ir, pois queria presentear também minha outra filha com uma boneca de pano. Foi ótimo participar da oficina, adorei ter recebido o convite. E, apesar de ter muitos detalhes para a criação da boneca, não foi tão difícil assim aprender", garantiu.

Tiago Ferreira Farias, 5 anos, conseguiu recontar corretamente a história desenvolvida pela técnica do projeto Carro Biblioteca. Como prêmio, ele levou para casa um livro de histórias infantis. "Eu ainda não sei ler, mas já conheço o alfabeto todinho. Assim que chegar em casa, vou pedir para meus pais lerem esse livro para mim", falou Tiago.

Adolescência

Na U.E.B. José Ribamar Bogéa, também na Cidade Olímpica, cerca de 30 adolescentes do 8º ano da escola participaram de uma palestra sobre a "Responsabilidade paterna na criação do Bebê". A palestra foi ministrada pela pedagoga e mestranda em Educação Lenir Ribeiro, que falou ainda sobre prevenção à gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.

Ingrid Taiane Vieira Braga, 14 anos, grávida de 6 meses, foi uma das espectadoras. "Palestras como essas são muito importantes e podem evitar não só a gravidez na minha idade, mas proteger de doenças. Espero que os que participaram se lembrem do que estão ouvindo aqui", destacou.

Saiba Mais

A realização da Semana do Bebê em São Luís é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que visa fomentar a priorização das ações relacionadas à primeira infância nos municípios brasileiros. Os seis primeiros anos de vida são considerados a etapa em que acontece boa parte do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Desse modo, a atenção integral nessa faixa etária pode beneficiar os processos de aprendizagem e construção de relações sociais ao longo de toda a vida.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger