Superbactérias existem desde 2010 no DF

O GDF (Governo do Distrito Federal) divulgou nesta terça-feira (9) o plano de enfrentamento contra as superbactérias em hospitais da rede pública de saúde. O documento confirma que elas se espalharam por conta da falta de higiene nos hospitais que, inclusive, estavam com falta de insumos básicos como luvas. Segundo o secretário de Saúde, João Sousa, não há epidemia e sim uma endemia que já ocorre há quatro anos no DF e, por isso, a população não deve se preocupar.

— Essa situação vem ocorrendo desde 2010, o número [de pacientes com as superbactérias] não mudou. Essas pessoas que faleceram são pessoas [com doenças] muito graves, idosas - elas tinham a bactéria, não tem nenhum dado que prova que elas morreram em decorrência da bactéria. Não houve aumento dos casos, [o número] é linear, não estamos com situação agravada ao que vinha ocorrendo nos últimos 4 anos.

Ainda assim, o secretário garantiu que a fiscalização será mais rígida, já que quatro pessoas morreram com alguma das superbactérias nos últimos dias. O plano, segundo ele, é colocar farmacêuticos para atuar nos hospitais para fazer o controle e evitar o uso indiscriminados dos antibióticos – fato que fortalece as bactérias e as tornam resistentes aos medicamentos.

— Vamos trabalhar para conter o alastramento dessa bactéria super-resistente.

Em nota distribuída aos jornalistas, a Secretaria de Saúde informa que, ao todo, sete pacientes continuam internados com as superbactérias. Três estão isolados no HRT (Hospital Regional de Taguatinga) em estado estável, dois estão isolados no HRGu (Hospital Regional do Guará) e estão evoluindo bem e com possibilidade de alta. Dos dois pacientes internados no HRSM (Hospital Regional de Santa Maria), um deles terminou o tratamento contra a bactéria e segue internado, fora do isolamento, em decorrência de outro problema de saúde, o outro está estável. No Hospital Regional de Sobradinho, a paciente permanece internada em estado grave.

R7

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger