Todos pelo Quebra Pote

Um dia de festa em serviços para os moradores do Quebra Pote e adjacências levados pela Prefeitura de São Luís, através de várias secretarias em mais uma edição do Programa "Todos por São Luís". Diversos serviços foram levados para o bairro, cuja programação teve o ponto alto neste final de semana, com a presença do prefeito Edivaldo acompanhando as ações e ouvindo a população. Também foram desenvolvidas atividades culturais, serviços de saúde, de esporte e lazer. Um palco e uma tenda cultural com apresentações de grupos de capoeira, teatro, quadrilha, dança portuguesa, apresentação do Boi de Itapera, show de calouros e aulas de aeróbica movimentaram a comunidade no sábado (13).

Todos por São Luís
Prefeito Edivaldo participa do Todos por São Luís no Quebra-Pote
O programa, antes mensal, passou ser semanal, dando oportunidade a mais áreas para receber as ações. "É uma importante oportunidade de levar as atividades e de o prefeito ouvir a comunidade, trazendo as ações de forma integrada nas áreas da saúde, cultura, educação e esportes. Podemos ouvir as demandas e achar as soluções com mais agilidade", salientou o prefeito.

Ao longo da semana, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executou ações na recuperação de ruas, realizando serviços de limpeza, capina e roçagem e manutenção da rede elétrica. Na região, foram recuperadas as estradas de Anajatiua e Arraial, Santa Helena e Tindiba. A ação beneficia os bairros da Matinha, Mata de Itapera, Itapera, Anajatiua, Arraial, São Joaquim, Santa Helena, Cassaco, Parque Brasil, Rio Grande e Tindiba.

A primeira-dama de São Luís e coordenadora do programa, Camila Holanda, destacou a preparação para levar à comunidade os serviços solicitados pelos moradores. Camila também enfatizou os serviços de saúde mais especializados para uma comunidade afastada do Centro, como ginecologista, pediatra, dermatologista, cardiologista, urologista e ortopedista. Ainda na área de saúde, foram ofertadas consultas de enfermagem e odontológicas, aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação antropométrica, teste de HIV, vacinação, laboratório de dengue e distribuição de preservativo.

"Estamos muito felizes aqui no Quebra Pote. Fizemos várias reuniões prévias para atender demandas reprimidas de anos e anos, como infraestrutura, pavimentação, capina e agora a culminância do evento com ações sociais, atendimento médico, com especialidades, não somente de clínico geral. Também temos ações de embelezamento e informações do 'Minha, Casa Minha Vida'. Enfim, toda a Prefeitura com suas secretarias para oferecer o serviço para a população local", disse Camila.

Foi o caso da Maria de Jesus Rubens Almeida, 69 anos, que há mais de um ano não fazia o exame oftalmológico que tanto precisava e aproveitou para verificar como estava a saúde. Moradora do bairro durante toda a vida, Maria de Jesus disse que nunca recebeu tantos serviços de uma vez só. "Foi uma chance ótima para fazer o exame de vista que eu precisava. É muito bom ter o prefeito aqui pra ouvir", afirmou Maria. O prefeito ouviu as solicitações da aposentada e de vários moradores. Por onde passava, Edivaldo recebia abraços, carinho, tirava selfies com as pessoas do bairro, mas ouvia com atenção os pedidos e dava encaminhamentos aos secretários para soluções.

O secretário municipal de Comunicação, Batista Matos, enfatizou a busca por ainda mais parcerias, justificando o nome do programa. Com mais entidades participando, mais serviços poderão ser levados às comunidades.

"A cada dia, mais parceiros estão se unindo. O governo do Estado participa com emissão de documentos, como carteira de identidade, profissional e CPF. Está atuando também na área de segurança. A Fiema já é parceira e estamos em busca da parceria com o Tribunal de Justiça para os casamentos comunitários. A primeira-dama Camila Holanda tem conduzido muito bem este projeto para levar a Prefeitura para mais próximo do cidadão ludovicense", comentou Batista.

Os vereadores Chico Carvalho (PSL), Osmar Filho (PSB), Bárbara Soeiro (PMN), Armando Costa (PSDC) e Honorato Fernandes (PT) participaram do evento.

Cultura e Esporte

No dia de culminância do programa, a comunidade se envolveu de forma intensa em atividades de cultura e esporte. O grupo de capoeira Arte, Ritmo e Beleza mostrou habilidade acrobática dos participantes. A criançada também se divertiu no pula-pula, jogando vôlei, dama, xadrez, com pintura facial e no espaço da leitura.

As pequenas primas Helen e Duda, ambas de 10 anos, moradoras da Rua da Alegria, estavam concentradas no jogo de damas, depois de terem brincado no pula-pula. "Está muito divertido. Eu estou gostando de todas as brincadeiras", comemorou Duda, que foi à ação acompanhada pela irmã mais velha.

A Copa Todos Por São Luís também animou as torcidas. Com oito equipes participantes, o torneio foi realizado na modalidade de mata-mata e teve o Juvy Centro como grande campeão. O Olímpicus ficou em segundo lugar. O prefeito Edivaldo e secretário de Desportos e Lazer, Júlio França, entregaram a premiação aos campeões. À noite, a magia do Boi de Itapera fez a alegria da festa, encerrando em grande estilo a ação.

A próxima edição do "Todos por São Luís" será realizada no Bairro de Fátima e áreas vizinhas no próximo sábado (20). Todas as ações são definidas a partir de reuniões com lideranças dos bairros contemplados com a ação.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger