Jemzinho tem ótimo nível técnico, avalia @marciobjardim

Encerrada etapa estadual infantil dos JEMs 2015

Castelão
Estudantes no Castelão para jogo do Sampaio. Foto: Jean Monteiro
As disputas pela categoria infantil (12 a 14 anos) da etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs) foram encerradas no último dia 20, em São Luís. A 43ª edição dos JEMs está mobilizando estudantes de 96 municípios do Maranhão e, de 11 a 30 de setembro, os jogos terão continuidade com as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos).

Para os atletas participantes da categoria infantil dos JEMs, o evento foi uma grande oportunidade de ingressar no mundo das competições esportivas. “Espero ganhar um futuro melhor com o esporte. É um orgulho participar pela primeira vez dos JEMs e já levar uma medalha de ouro. Acredito que, com o apoio do governo, trarei uma medalha de ouro nacional para o nosso estado”, disse Lurdes Morais, atleta do lançamento de dardo do município de Bacabal.

“A coordenação dos Jogos Escolares está de parabéns pela excelente organização e receptividade dos municípios participantes. Nos surpreendemos com boa alimentação, transporte digno e alojamentos bem estruturados, sinal de boa gestão do governo”, disse Jeová Silva, técnico de beach soccer da Escola Pedro Oliveira (Buriticupu).

Segundo o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, os jogos escolares são o espaço onde se revelam muitos talentos. “Estamos surpresos com o nível técnico das nossas equipes. Todas as escolas participantes se dedicaram ao máximo e fizeram da etapa estadual infantil dos JEMs um grande evento esportivo”, disse.

ParaJEMs

Paralelamente aos JEMs, foram realizados também os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2015 (ParaJEMs). Durante 10 dias de competições, atletas com deficiência física, visual e intelectual competiram nas modalidades atletismo, badminton, dama, futebol de cinco, futsal, goalbol, handebol, natação e tênis de mesa.

“O paradesporto está evoluindo graças aos investimentos em ações de políticas públicas feitos pela nova gestão de governo em nosso Estado. Com ele, avança também o trabalho realizado com nossos atletas paraolímpicos, que a cada ano estão mostrando melhores resultados em quadra”, explica o técnico da Eney Santana, Manoel Galdino.

Novidades JEMs 2015

Os JEMs 2015 também trouxeram muitas novidades, dentre elas a melhoria nos alojamentos, estrutura completa de alimentação e refeitório, organização de centro de convivência para os atletas no Parque Folclórico da Vila Palmeira, além do funcionamento de clínica de fisioterapia e do Projeto “Agita JEMs”, com vasta programação de passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer.

“Os investimentos realizados nos JEMs 2015 fazem parte de um conjunto ações garantidas pelo governador Flávio Dino. Melhorar os jogos escolares em quantidade e qualidade é compromisso de um novo gestor que planeja e executa um melhor Maranhão a todos”, ressalta Márcio Jardim.

Para a secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, o trabalho de reestruturação dos JEMs proporcionou bons resultados. “A prova disso foi o baixo número de casos julgados pela Comissão Especial Disciplinar e Coordenação Pedagógica registrados durante os jogos. Acreditamos que investir na estrutura e logística do evento deixa os atletas e técnicos mais à vontade,facilitando bons resultados nas competições”, ponderou.

De 11 a 30 de setembro será realizada em São Luís a etapa estadual categoria infanto (15 a 17 anos). Ma, antes disso, os vencedores da categoria infantil representarão o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, entre 03 e 12 de setembro, em Fortaleza/CE. Já os classificados nos ParaJEMs irão representar o Maranhão nas Paralimpíadas Escolares Nacionais, que acontecerão de 23 a 28 de novembro, em Natal/RN.

Jean Monteiro

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger