Fapema lança 25ª edição da Revista Inovação

Lançada na noite da última quinta-feira, 3, nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a 25ª edição da ‘Revista Inovação’, uma publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O lançamento contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, do presidente da Fapema, Alex Oliveira, do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, das diretoras da Fapema, Silvane Magali Nascimento e Mariza dos Santos Mendes, além de pesquisadores do Maranhão.
Bira do PIndaré
Alex Oliveira, Bira do PIndaré e Valter Canallis. Foto: Flávia Batista
O vice-reitor da Uema, Walter Canales, parabenizou a edição e destacou a variedade de nichos de pesquisa apresentada na publicação. “Em uma rápida folheada que dei na revista, pude ver a diversidade de áreas de pesquisas que hoje são apoiadas pela Fapema. É muito importante para os nossos pesquisadores e para o cidadão comum que precisam que nossas pesquisas saiam dos muros das universidades”.

Para o presidente da Fapema, Alex Oliveira, o trabalho da instituição e a manutenção das edições da ‘Revista Inovação’ são possíveis devido à dedicação dos pesquisadores maranhenses. “Nós só conseguimos realizar esse incentivo à pesquisa, porque temos pequenas mãos que desenvolvem um grande trabalho. Só este ano, nós já apoiamos mais de 40 artigos científicos que são publicados em eventos nacionais e internacionais. O trabalho da Fapema é apoiar, dar força a esses professores, alunos, e pesquisadores que tanto se esforçam para realizar pesquisa e eventos científicos”, explicou.

Alex Oliveira também ressaltou a diversidade de áreas de pesquisa que hoje são apoiadas pela Fapema e destacadas na Revista Inovação. “Nosso objetivo não é escolher as melhores pesquisas ou os melhores pesquisadores e colocar na revista. O que nós buscamos é fazer um passeio pelas diversas áreas de apoio como as dos editais Prociência, do Universal, do Tecnova. Mostrar um pouco o repertório do suporte que a Fapema dá hoje à pesquisa no estado”, disse.

De acordo com o secretário, Bira do Pindaré, é por meio da ciência que é possível melhorar as condições de vida da população, daí a importância dos investimentos do Governo do Estado em pesquisa. “O estado investe em pesquisa, porque o povo precisa da ciência, do conhecimento. Só faz sentido a Fapema existir se o que nós fizermos em matéria de pesquisa tiver uma finalidade concreta e real para promover a vida da nossa população. Por isso, que é importante a diversidade de editais e a divulgação disto”, explicou.

Revista Inovação

A Revista Inovação é um recorte do que está sendo produzido e discutido nas instituições de pesquisas do Maranhão em consonância com a política do Governo e em prol do crescimento do Maranhão. Nesta edição, são apresentadas as novas possibilidades para alavancar as potencialidades maranhenses e pesquisas científicas que têm contribuído para o desenvolvimento da produção regional.

De acordo com a diretora científica da Fapema, Silvane Magali, é dever da Fapema e de todas as instituições de ensino do Maranhão levar a ciência que é produzida no estado para além dos muros da academia. “O Maranhão pesquisa muito por meio de suas instituições e é dever destas, dos pesquisadores e pesquisadoras, e da Fapema, possibilitar que essa produção de conhecimento chegue à sociedade. A ideia da revista é de que as pessoas, a sociedade maranhense e a sociedade brasileira conheçam o que se produz no Maranhão, na ciência, na tecnologia e na inovação”, afirmou.

As reportagens da ‘Revista Inovação’ trazem temas atuais como o descarte do lixo urbano, comercialização dos produtos regionais, indicadores socioambientais de municípios da Baixada Maranhense, entre outros.

Flávia Batista

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger