Cursos de capacitação na cozinha da Vila Cascavel

Capacitação, integração social, geração de trabalho e renda. A Cozinha da Vila Cascavel será local de realização de dois cursos na área alimentar, com foco na formação e estímulo ao empreendedorismo. Serão oferecidos cursos por meio do programa Cozinha Brasil, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi); e Culinária Regional, com apoio do Sesc. As capacitações são uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e integra o cronograma da Cozinha.
Vila Cascavel
A Cozinha da Vila Cascavel oferece refeições diariamente a, apenas R$ 1, e ainda promove cursos de capacitação. Foto: Agência São Luís
Durante o curso os alunos aprenderão técnicas para preparar diversos tipos de alimentos com o aproveitamento integral e ainda vão receber orientação sobre geração de renda. Com o aprendizado, os participantes poderão criar novas receitas a partir de diferentes tipos de alimentos e com os métodos ensinados.

"O foco é a capacitação profissional. Os participantes têm a chance de aprender um meio de renda e até potencializar este aprendizado. Estes cursos são muito procurados pela oportunidade de gerar um trabalho autônomo", diz a diretora da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel e, Denise Prione.

As aulas do Cozinha Brasil iniciaram nesta terça-feira (10) e prosseguem até sexta-feira (13), com turmas de 50 alunos; e as Culinária Regional vão de 23 a 27 deste mês, para 25 pessoas. Ambos os cursos terão aulas a partir das 14 horas. Os participantes recebem certificado.

Vila Cascavel

A Cozinha Comunitária da Vila Cascavel é a primeira do município e oferece 200 refeições diárias a R$ 1 e as capacitações. Neste primeiro semestre foram atendidas mais de 27 mil pessoas diretamente com alimentação e cerca de 130 mil indiretamente com os diversos serviços oferecidos. O público-alvo são pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social cadastrados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). O espaço, que foi inaugurado em novembro passado, funciona de segunda a sexta-feira, durante a manhã e se localiza no anexo da UEB Dom João Delgado, Vila Cascavel.

Capacitações

Os usuários da cozinha têm a oportunidade de participar das capacitações oferecidas no horário da tarde. Os cursos são da área alimentar, com foco na educação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Estas capacitações estimulam a geração de emprego e renda com inclusão no mercado de trabalho. A cozinha oferece ainda atendimento nutricional à população.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger