JEJ 2015: Londrina e Maringá estão prontas

Os Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa para jovens com idade entre 15 e 17 anos, têm números grandiosos. O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, realizadas pelos municípios e estados, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades de todo o país. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, acontece a partir desta quinta-feira, dia 12, em Londrina e Maringá (PR) e reúne aproximadamente 6 mil participantes. Nesta edição, são mais de 3,7 mil estudantes atletas, 995 treinadores, além de oficiais, médicos, árbitros, voluntários, organizadores, entre outros.
JEJ 2015
Jogos da Juventude no Paraná contara com presença do Maranhão. Foto: COB
No Centro de Eventos de Londrina, o COB está finalizando a montagem de uma área de convivência, que terá uma série de atrações educativas e culturais para os jovens se divertirem no intervalo das competições. Além disso, o local terá um grande refeitório, onde serão servidas quase 57 mil refeições até o fim do evento. Na hora do descanso, 25 hotéis – 21 em Londrina e quatro em Maringá – recebem os participantes dos Jogos Escolares, que já estão chegando às cidades. No total, serão mais de 27 mil diárias movimentando a rede hoteleira local. Para o deslocamento de todos, cerca de 160 veículos serão utilizados, sendo 66 ônibus, 62 carros e 33 vans apenas em Londrina.

Para o sucesso do evento, centenas de pessoas trabalham para que tudo ocorra dentro do planejado, como lembra o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. "A cada ano, temos novos desafios porque as cidades mudam e os quadros econômicos e sociais também. Para que tudo dê certo, o nível de exigência das áreas técnicas e operacionais é enorme. Todos pretendem realizar o trabalho da melhor forma e isso demanda cuidadoso controle de gestão financeira e operacional, para que não possamos correr o risco de diminuir a qualidade dos Jogos Escolares. É um empenho conjunto", destaca Hubner. Apenas para esta edição, por exemplo, 90 toneladas de equipamentos serão utilizadas.

Entre os mais de 500 itens da lista, estão 9 mil camisetas, 225 lixeiras recicláveis, 115 celulares, 14 rádios comunicadores, além de todo material de competição: placares eletrônicos, traves, redes, pisos esportivos, tatames e bolas. Apenas nos torneios masculino e feminino de tênis de mesa serão utilizadas 12 mesas e 150 bolinhas. Tudo está sendo montado com a participação de trabalhadores locais nos ambientes de competição e nas áreas de convivência dos Jogos espalhados por diversos pontos.

As disputas das nove modalidades individuais serão realizadas em sete locais de Londrina com a presença de 2,1 mil participantes entre os dias 13 e 15 de novembro. As praças esportivas são Autódromo Ayrton Senna (ciclismo), Ginásio Fioravante Pedro Scolari (ginástica rítmica), Centro de Eventos (judô e luta olímpica), Arel (natação), UEL (tênis de mesa), aterro do Lago Igapó (voleibol de praia) e Sesi (xadrez). As provas de atletismo serão no Estádio Willye Davids, em Maringá.

Pelas modalidades coletivas, mais de 300 partidas serão realizadas em 16 locais de competição: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol). Esses quatro esportes contam com a participação de 2,5 mil representantes das delegações de todo o Brasil com jogos entre 17 e 21 de novembro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

COB

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger