Mais de 600 professores de Educação Infantil

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Formação realizam até esta quinta-feira (26) a formação continuada "Diretrizes em Ação". O objetivo é incentivar os professores a repensarem as práticas pedagógicas das creches e pré-escolas, suscitando reflexões e contribuindo para a qualidade dos processos educativos dessas instituições de ensino, conforme as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Municipal de Educação de São Luís (PME).
Foto: Fabrício Cunha
A solenidade de abertura do evento foi realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o apoio dos parceiros e dos educadores. "Esta formação se encaixa nas diretrizes do prefeito Edivaldo para as creches e pré-escolas da nossa cidade e atende também ao que construímos no Plano Municipal de Educação. Ela suscitará nos nossos educadores reflexões sobre esta área do ensino, para que eles ajudem as nossas crianças a desenvolverem suas habilidades por meio de atividades lúdicas como a música, o esporte e as brincadeiras.

A formação tem foco no uso da publicação "Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da Educação Infantil". Desenvolvida pelo Ministério da Educação com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Instituto Formação e o Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores, a publicação é resultado do trabalho desenvolvido entre os anos de 2011 e 2013 em municípios do interior do Maranhão, na região Tocantina e na Baixada Maranhense.

Durante o evento, também serão socializadas práticas já implementadas com sucesso em Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede municipal de São Luís, a exemplo do projeto Bolação, desenvolvido em parceria com o Instituto Formação, as Olimpíadas do Brincar e as atividades de musicalização com as crianças atendidas por esse segmento educacional. A formação também compreenderá o ensino de práticas de organização de tempo, espaço, materiais e conteúdos na rotina das escolas, de modo a proporcionar o desenvolvimento multidimensional dos educandos.

"A nossa missão é garantir a todas as crianças e adolescentes os seus direitos legais como cidadãos brasileiros. Devemos reconhece-los como cidadãos de direitos, oferecendo a eles as melhores políticas públicas, com destaque para a área da Educação, fazendo com que esta seja de qualidade desde os primeiros anos de vida", pontuou a coordenadora do escritório do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida. Regina Cabral, diretora do Instituto Formação, que também destacou a importância da atividade. "É um momento ímpar para continuarmos aprendendo e formando educadores, em especial porque se trata de um aprendizado essencial para o desenvolvimento das nossas crianças", destacou Regina.

Capacitação

A iniciativa da formação foi aprovada pelos educadores presentes ao evento. Nádia Pereira Dourado, professora da U.E.B. Santa Clara, aguardava a participação no debate "Concepções e Práticas do Brincar; rotinas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social", realizado após a solenidade de abertura. "Todos os educadores devem participar das formações, porque ajuda a enriquecer as atividades que desenvolvemos na sala de aula. Os professores aprendem a teoria e colocam em prática através da música da dança, do teatro e proporcionam um aprendizado melhor", disse a professora.

Também estiveram presentes ao evento a coordenadora geral da Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria Genilda Alves de Lima; a Coordenadora de Gestão Estratégica da Supervisão de Educação Infantil da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Adelaide Diniz; a representante da Semed no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA-SL), Darly Machado; e a representante do Fórum das Escolas Comunitárias, Terezinha de Jesus Silva.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger