Saiu o resultado dos editais de ocupação do Cine Teatro da Cidade

O Cine Teatro da Cidade divulgou nesta quinta-feira (12) o resultado final dos editais de ocupação do equipamento cultural da Prefeitura de São Luís para o projeto “Terças no Teatro”, que tem como objetivo de fomentar a produção artística nas áreas do teatro, dança, circo e música, com cessão de pauta para espetáculos artísticos.
Cine Teatro da Cidade
Cine Teatro da Cidade na capital do Maranhão. Foto: Agência São Luís
Para o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, democratizar o acesso ao teatro é uma política cultural ainda em processo de adaptação pelos grupos culturais. “Durante a elaboração dos editais, procuramos dialogar com a comunidade artística sobre a importância do uso do espaço público que é o Cine Teatro da Cidade por meio de um processo colaborativo e chegamos a esse modelo de ocupação que é comum em equipamentos culturais de outras capitais brasileiras, como Belém. Tivemos uma baixa procura de propostas e em 2016 vamos ampliar a mobilização para que mais grupos participem”, destacou André Lobão.

Seleção

Dois editais foram publicados pela Prefeitura: “Ensaios de Segunda” e “Terças no Teatro”. Os dois foram avaliados pelo Conselho Municipal de Cultura e apreciados pelo Fórum de Artes Cênicas do Maranhão. A expectativa era ter oito projetos selecionados para o primeiro edital e outros doze para o segundo edital. Os editais foram lançados em agosto e prorrogados até o dia 16 de setembro deste ano.

Aldeia Global informa:
Resultado dos editais de ocupação (DOC)

Quatro propostas de espetáculos foram selecionadas pelo edital “Terças no Teatro”, dois na área do teatro e outros dois na área de música. Nenhuma proposta foi inscrita para o edital “Ensaios de Segunda”.

André Lobão ressaltou ainda os benefícios para os produtores e artistas contemplados pelos editais. “Por meio do edital, as propostas selecionadas têm isenção do pagamento da taxa de pauta do Cine Teatro, no valor de R$ 400, para ocupação de quatro dias de espetáculo, o que gera uma economia de R$ 1.800 para o produtor, além de contar com o uso de um espaço com moderna instalação de palco, som e luz e equipe técnica do equipamento cultural durante as apresentações e ampla divulgação na imprensa dos espetáculos selecionados”, finalizou Lobão.

A etapa seguinte é a montagem do cronograma de apresentações. Na próxima terça-feira (17), às 15h, haverá reunião com os selecionados para organização dos espetáculos, que entram em cartaz a partir de janeiro do próximo ano.

Cinema ao Meio Dia

O próximo projeto a ser executado nas próximas semanas pelo Cine Teatro da Cidade é o “Cinema ao Meio Dia”. Organizado em parceria com a Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima), o projeto exibirá filmes, às quartas-feiras, no horário das 12h às 14h, com ênfase na produção audiovisual maranhense e nacional e filmes de arte.

A curadoria da programação de filmes levou em consideração tanto os custos para exibição de filmes de qualidade a preços acessíveis, quanto a preocupação de exibir produções de longas-metragens para todos os públicos. Antes de cada exibição de filmes de longa-metragem, haverá a exibição de curta-metragem maranhense. E nas exibições de filmes de longa-metragem maranhenses, será exibido anteriormente um curta-metragem nacional.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger