Inscrições para VI Salão de Artes Visuais de São Luís

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta quarta-feira (9), ao processo de inscrição para VI Salão de Artes Visuais de São Luís, realizado pela Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura (Func). O Salão é o mais importante evento e concurso cultural do Município e do Estado no segmento das artes visuais e tem como objetivo incentivar a criação e difusão da atual produção artística, valorizando o trabalho dos artistas da cidade e promovendo a formação e reflexão da sociedade sobre temas contemporâneos.

Além do prêmio aos artistas vencedores, o VI Salão de Artes Visuais também vai ampliar a formação dos artistas locais e a divulgação das obras no cenário nacional, com a presença de curadores renomados e a parceria inédita com o Centro de Arte e Tecnologia JA.CA, organização não-governamental de Minas Gerais, que atua no intercâmbio de experiências artísticas voltadas para o desenvolvimento sustentável local.

"O formato do edital mantém o modelo dos anos anteriores em relação à premiação, com pequenas alterações, como a participação de inscrição de obras não-inéditas e o bolsa residência, uma ação formativa que vai possibilitar a troca de experiências e capacitação de um artista local no Instituto JA.CA. Além disso, vamos também fomentar a produção artística dos estudantes da rede pública de ensino e estamos elaborando, junto com o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, a construção do melhor modelo de seleção para um concurso cultural inédito neste segmento", pontou o presidente da Func, Marlon Botão.

Inscrições

As inscrições para o edital de premiação do VI Salão de Artes Visuais de São Luís acontecerão no período de 9 de dezembro a 15 de janeiro de 2016. A ficha de inscrição, o edital e demais anexos estão disponíveis no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br). Os candidatos deverão entregar a ficha de inscrição preenchida, junto com portfólio e demais documentos na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Rua Vitorino Freire, s/n, Praia Grande), no horário das 13h às 18h (segunda à sexta-feira). Porfólio e fotos da obra poderão ser enviados também para o e-mail visalaoslz@gmail.com.

Poderão participar do edital qualquer artista brasileiro com produção na capital maranhense e artistas estrangeiros residentes no município de São Luís há, pelo menos, 1 ano, com até duas obras inéditas ou não, que já tenham sido premiadas em outros salões de artes do Brasil, com exceção das edições anteriores do próprio Salão de Artes Visuais de São Luís.

Serão selecionadas por júri técnico 20 obras que vão compor a exposição do VI Salão de Artes Visuais de São Luís, no período de 10 de março a 27 de maio de 2016. A obra vencedora em 1º lugar receberá o prêmio de R$ 15 mil. Também serão premiadas as obras classificadas até o 6º lugar, no valor de R$ 7 mil.

Bolsa Residência

Uma das principais ações do VI Salão será a parceria da Galeria Trapiche com o Centro de Arte e Tecnologia JA.CA, com o objetivo de fomentar a formação dos artistas locais. Em janeiro será divulgado o edital da Bolsa Residência que vai oferecer recurso para que um artista selecionado participe durante um mês de oficinas e trocas de experiências em outro Estado.

O terceiro edital, com previsão de divulgação em fevereiro, será o Prêmio Ateliê, destinado a alunos da rede pública de ensino com o objetivo de estimular a formação interdisciplinar e a produção artística dos estudantes.

Galeria

A Galeria Trapiche Santo agora conta com nova direção, após dois anos e nove meses sob a coordenação do jornalista e designer Paulo Melo Sousa. A partir de janeiro, a produtora cultural e artista Camila Grimaldi assume o cargo e divulgará as ações e planejamento para o ano de 2016.

"A nossa expectativa é ampliar as ações formativas dentro do equipamento cultural no aspecto da mediação, curadoria e produção das artes visuais. Para isso, queremos reestruturar o espaço físico da Galeria e promover o diálogo mais amplo com o segmento das artes visuais, criar um edital específico de ocupação do espaço e revitalizar o espaço externo com atividades em parceria com outras instituições, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na gestão anterior", finalizou Camila Grimaldi.

Nova Diretora

Camila Grimaldi - Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integra o coletivo de artes cênicas DRAO Teatro da (IN) Constância. Cursou Produção Audiovisual na Universidade Estácio de Sá/RJ. Fez residência acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolveu sólida pesquisa em View Points, desencadeando em duas principais performances: Corpos que ficam e Lava-me. Desenvolve pesquisas e oficinas na área de videodança, cinema e performance. Foi Coordenadora artística da VII, VIII e IX Feira do Livro de São Luís. Organizou eventos diversos na área da cultura: II Mostra de Cinema Francês do Sesc-MA, V, VI E VII Semana de Teatro do Maranhão, IV, VI e VII Conexão Dança e coordenação geral do São João de 2014 da Prefeitura de São Luís. Foi premiada em 2012 com o prêmio SATED/MA, como melhor iluminadora do Maranhão. Em 2014, foi curadora do III Festival de Arte Contemporânea de São Luís e no mesmo ano desenvolveu o projeto expográfico Releitura de Imagens da Revista Insigth Photo, premiada pelo Marc Ferrez da Funarte. Participou do programa de capacitação em gestão de projetos e empreendimentos criativos do Ministério da Cultura (MINC). Atuou com assessora de planejamento durante o ano de 2015 da Fundação Municipal de Cultura (Func). Desenvolve os seguintes trabalhos artísticos: Enquanto durarem os Balões e o espaço\residência "A casa dos budas ditosos".
Camila Grimaldi. Foto: Agência São Luís
Edital Salão de Artes Visuais
Anexo I - Ficha Salão
Anexo II - Termo de Responsabilidade
Anexo III - Autorização de imagem
Anexo IV - Planta Baixa da Galeria Trapiche

Agência São Luís

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger