Niemayer presente: após a Praça, o Iema

Obras da sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Iema avançam


O Governo do Estado está dando celeridade às obras de construção do prédio sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), iniciadas em outubro, em um terreno do antigo Colégio Marista, próximo a Rua Grande, no centro da cidade, em São Luís.
Novas instalações do Iema em São Luís. Foto: @GovernoMA
A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2016. O local escolhido foi uma área que estava em desuso e que será revitalizada.

O edifício seria construído no antigo Espaço Cultural, mas foi respeitada a constituição do projeto paisagístico definido para o local, assinado pelo arquiteto Oscar Niemayer, em complemento a Praça Maria Aragão.

A decisão, definida pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Bira do Pindaré, proporcionará mais benefícios para a população. O antigo Espaço Cultural vai receber o projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemayer e abrigará o Museu da Ciência e Arte Contemporânea do Maranhão (Musca).

Por outro lado, as construções da sede da Secti e do Iema em área mais próxima da Praça Deodoro e Rua Grande facilitarão o acesso das pessoas aos prédios públicos. Também ajudará a revitalizar uma parte histórica importante da cidade.

Outras obras na área de ciência e tecnologia estão ajudando a revitalizar a o centro histórico de São Luís, como a sede da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico do Maranhão (Fapema) e o prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Rua da Estrela, na Praia Grande.

Além dessas obras, o secretário Bira do Pindaré anunciou a criação do Centro de Vocações Tecnológicas da Cultura Popular, na Rua Portugal, também na Praia Grande, onde funcionava a antiga Univima. Ele afirmou que valorizar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas no Maranhão é uma das principais ações defendidas pela política de Ciência, Tecnologia e Inovação do governador Flávio Dino.

@GovernoMA

Nota da Redação: A Praça Maria Aragão, também em São Luís, tem o projeto arquitetônico de Oscar Niemayer, o 'autor' de Brasília.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger