Perdeu o almoço? Dá tempo fazer o curso!

A Prefeitura de São Luís realizará almoço especial para comemorar um ano de atividade de Cozinha Comunitária da Vila Cascavel nesta quarta-feira (16). Ao longo do período, o espaço, mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), beneficiou com alimentação de boa qualidade aproximadamente 45 mil pessoas.
Prefeitura garante 45 mil refeições em um ano na Vila Cascavel. Foto: Maurício Alexandre
A Cozinha Comunitária foi reformada e reinaugurada pelo prefeito Edivaldo no ano passado. "O prefeito Edivaldo foi sensível às pessoas que precisavam desse espaço e hoje temos este importante equipamento da Segurança Alimentar funcionando e atendendo a população", disse a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, salientando que esta é apenas a primeira cozinha comunitária do município.

Na programação, ainda haverá uma visita às dependências da cozinha e apresentação das atividades desenvolvidas no local. Das 9h às 11h, os presentes terão acesso a atendimento preventivo de saúde básica. Serão realizados testes de glicemia, avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial e aplicação de flúor.

Em seguida, o espaço abrirá para as atividades de rotina, a partir das 11h, servindo as refeições à população. "Estamos extremamente felizes com os resultados alcançados por esta cozinha. Ela cumpre a função social de garantir o alimento a quem necessita e de fomentar o emprego e a renda com os cursos realizados", ressaltou a diretora da Cozinha, Denise Prione. A diretora destaca ainda que todos os dias o espaço lota com pessoas que vêm comprovar a qualidade da refeição servida no local.

Refeição

Quem almoça na Cozinha Comunitária da Vila Cascavel tem a oportunidade de provar uma comida gostosa e nutritiva por um preço baixo. O público geral é formado por moradores do bairro e adjacências, sendo em sua maioria trabalhadores e estudantes. O espaço é aberto a qualquer pessoa, dentro do horário de funcionamento e de acordo com o número de refeições servidas.

A serviços gerais Maria Antônia da Silva, de 54 anos, disse que almoça no local diariamente e é apreciadora da alimentação servida. "Eu almoço aqui todos os dias e a comida é bem preparada, tem pouco sal e isso é essencial para a saúde de qualquer pessoa", avalia. O vigia Sérgio de Jesus Ferreira, de 43 anos, frequenta o local e parabeniza a iniciativa. "Isso aqui é tudo para mim. A comida é bem preparada atende muito bem. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho", elogiou.

O espaço presta ainda atenção especial para os grupos prioritários – gestantes, idosos e portadores de deficiência. "Atualmente, temos um grupo de 10 deficientes visuais que sempre almoçam conosco e prestamos toda a assistência necessária para que sejam bem atendidos. Priorizamos a todos um atendimento humanizado", reitera a diretora. Na Cozinha, são servidas 200 refeições por dia, ao valor de R$ 1. Orientado por um grupo de nutricionistas, o cardápio é balanceado com cereais, sementes, vários tipos de carnes e acompanhadas de salada diversas e frutas. A Cozinha Comunitária da Vila Cascavel oferece ainda atendimento nutricional.

Qualificação

Às 14h, será aberta mais uma turma do curso Cozinha Regional, em parceria com o Senac. Além de refeições, são oferecidos aos usuários cursos de capacitação na área alimentar. Já participaram dos treinamentos oferecidos pela Cozinha Comunitária cerca de 330 pessoas que se qualificaram em diferentes atividades.

As capacitações têm foco em educação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). O espaço oferece cursos de cozinha regional, panificação, bombons regionais, ovos de Páscoa, bolos e tortas, sempre na última semana do mês.

Política Pública

As cozinhas comunitárias são uma das políticas mais importantes da Segurança Alimentar, destinadas à alimentação e nutrição destinadas ao preparo de refeições saudáveis e variadas. O preço acessível visa ajudar a população em situação de vulnerabilidade social, garantido o direito à alimentação adequada.

O atendimento é preferencialmente às pessoas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As cozinhas comunitárias são instrumentos que integram o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e contribuem para erradicação da fome e pobreza extrema. A Cozinha Comunitária está localizada na Rua da Árvore, no bairro Vila Cascavel – anexo à UEB Dom João Delgado.

Programação

9h às 11h – Atendimento de saúde com avaliação e orientação nutricional; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e aplicação de flúor.
12h – Almoço
14h - Abertura do Curso de Culinária Regional (Senac)

Agência São Luís

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger