Prefeitura reforça parcerias para a sustentabilidade

Foi uma tarde de comemoração para cerca de 150 alunos de escolas da zona rural de São Luís. Estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho (Coqueiro), Arthur Azevedo (Pedrinhas), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Evandro Bessa (Estiva) e Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho) participaram esta semana da culminância da edição 2015 do programa Educação Comunitária Ambiental (Ecoa). É o segundo ano consecutivo que as escolas participam da iniciativa, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Alcoa. O objetivo do programa é conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a partir do trabalho conjunto de estudantes, famílias professores e demais funcionários das escolas.
Geraldo Sobrinho
Clique aqui e veja álbum. Foto: Agência São Luís

A solenidade de culminância do programa Ecoa foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e contou com apresentações culturais montadas pelos próprios estudantes, além de exposições em stands com os projetos desenvolvidos em casa escola. Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, foi homenageado com a placa "Secretaria de Educação Parceira do Ecoa", como forma de reconhecer e parabenizar a parceria da Prefeitura de São Luís para o desenvolvimento das ações do programa. A gestão do prefeito Edivaldo apoia o desenvolvimento de iniciativas de preservação do meio ambiente e de valorização e conservação dos espaços públicos.

O secretário de Educação dedicou a homenagem aos educadores da rede municipal. "Esta homenagem é fruto principalmente da participação dos nossos educadores, que se empenham, se dedicam e sempre fazem muito mais do que o que está previsto para que o programa aconteça. Em resposta, as nossas crianças se envolvem nas atividades e nos brindam com trabalhos afetuosos, responsáveis e que mostram também inquietação com o futuro do nosso planeta, uma inquietação que é bem-vinda e que traz também a marca do trabalho dos professores", disse Geraldo Castro.

A gerente do Sistema de Gestão, Saúde e Segurança e de Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, também reforçou a importância da homenagem. "Ao longo do ano passado e deste ano, temos estabelecido uma parceria excepcional com a Prefeitura de São Luís, através da Semed. Temos sido muito bem recebidos e obtido total apoio para a realização das atividades do programa Ecoa, tanto para as atividades com os estudantes como para as formações de professores que foram desenvolvidas. Nosso objetivo é que as crianças consigam impactar as suas comunidades com ações em prol da conservação do meio ambiente e dos recursos naturais", afirmou Dulcimar Soares.

Premiação

A solenidade marcou ainda a entrega do prêmio para os vencedores do concurso de desenho "Como será o mundo em 2040", desenvolvido pelo programa em todas as cinco escolas participantes. Valéria Rocha dos Santos, de 8 anos, estudante da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, venceu o concurso na categoria 7 a 9 anos; já Jamilly Pereira Silva, de 10 anos, foi a ganhadora na categoria 10 a 13 anos. As duas foram premiadas com brinquedos educativos.

Atividades

Os estudantes que participaram do projeto receberam ainda o certificado de "Protetor Ambiental", pelos projetos realizados na área de desenvolvimento sustentável, cidadania, ética, arte e engajamento comunitário. Gabriel Serra Pereira, 11, estudante do 5º ano da U.E.B. Evandro Bessa - Estiva, disse que 2015 foi um ano que aprendeu muitas coisas novas sobre reciclagem e sobre os cuidados com o meio ambiente, e que tenta passar essas informações também pra sua família e amigos.

"Não dá mais pra jogar lixo nas ruas e nos rios. Precisamos nos conscientizar que essas atitudes estão prejudicando o meio ambiente, destruindo muitos animais, e fazendo mal também aos seres humanos", enfatizou.
Para gerente de projetos do Instituto Alcoa, Mônica Espadaro, a edição 2015 do projeto Ecoa representa uma semente plantada. "É uma semente que esperamos que vá germinar e florescer a partir dos próximos anos, e que desejamos que dê frutos permanentes. Que os educadores e estudantes se apropriem da metodologia e apliquem em suas escolas, comunidades e em suas próprias vidas. Esse é o meu desejo", assinalou.

Durante a solenidade, também foram certificados os professores que participaram das formações oferecidas pelo programa ao longo do ano. As formações de professores tem por objetivo capacitá-los para desenvolver nas escolas projetos de estímulo à conservação ambiental, além de familiarizar com a metodologia de trabalho e o material lúdico educativo utilizado pelo programa.

Marilsa Assunção Ribeiro, titular da turma de 3º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Evandro Bessa (Estiva), destacou as transformações trazidas pelo programa na comunidade. "O Programa Ecoa trouxe uma nova visão de transformação sobre o meio ambiente. Hoje nossos alunos vêem uma garrafa PET, um CD velho ou uma caixa vazia não como objeto bons de ir para o lixo, mas como potenciais enfeites, jarros e adornos para sua casa", contou a educadora, que a partir do projeto desenvolveu na escola um jardim de plantas ornamentais e medicinais, utilizando pneus velhos.

ECDA

O programa Educação Comunitária Ambiental (Ecoa) é uma iniciativa do Instituto Alcoa desenvolvida através de parceria com as secretarias de educação de estados e municípios brasileiros. O objetivo é estimular a participação da comunidade na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação ambiental que enfatizem os valores humanos, o desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes a partir do conhecimento.

O programa é composto de curso de formação para professores; distribuição nas escolas de material lúdico educativo, como baús das artes, jogos de tabuleiro e livros; e ainda as Missões Ecoa, atividades desenvolvidas pelo programa no turno contrário ao da sala de aula.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger