Quem não vai às ruas, é a favor do golpe

Está em marcha um golpe de Estado no país. Trata-se do processo de impeachment que foi aberto pela Câmara comandada por Eduardo Cunha e que será analisado pela extrema direita do Congresso Nacional, por figuras como Jair Bolsonaro e outros.

Não há como negar o golpe. Ele está aí para quem quiser ver.

Nesse importante momento da história do país é preciso adotar uma posição clara.

Na esquerda pequeno-burguesa há uma vasta gama de grupos que apoiam o impeachment, desde os que ainda insistem em dizer que não há golpe, que o impeachment é parte de uma política legítima ou mesmo que ele não vai “vingar”, até os que não conseguem negar que há um golpe em marcha e se dizem contra o ele, mas declaram que não farão absolutamente nada para detê-lo.

Uma posição não é definida apenas pelo que se diz, mas pelo que se faz. Na realidade, muito pouco se pode apreender da política de um partido, de um movimento etc. apenas pelo que ele diz. O que conta mesmo são as ações.

Quem apenas senta e espera, não importa o que diga, está a favor do golpe. Afinal, a direita, aliada do imperialismo, está empenhada em derrubar Dilma Rousseff e está usando todas as suas armas para conseguir tal objetivo.

A direita tem o monopólio da imprensa capitalista como porta-voz e um sem número de organizações da sociedade, como igrejas e outros, que apoiam a sua política. Tem dinheiro para comprar pessoas, para fazer propaganda, para fazer parecer popular sua posição extremamente impopular. Quem apoia o impeachment não precisa fazer muito além de torcer e fazer comentários nas redes sociais.

Quem está contra o golpe, no entanto, só tem uma alternativa: sair às ruas, empenhar suas energias em mobilizar a população, os trabalhadores e estudantes e derrotar o golpe pela força.

Quem se recusa a mobilizar efetivamente contra o impeachment, pressionado pela incessante campanha da direita contra o governo do PT, está apoiando o golpe, mas tem medo de dizer abertamente. Ficar em casa é uma política que só vai conduzir a um resultado: a derrubada do governo do PT pela direita e a subida de um governo que vai impor duros ataques à classe trabalhadora.

Diário da Causa Operária

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger