Timon sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (4), em Timon, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão – SNCT/MA-2017, maior evento de divulgação científica do Brasil. Durante o lançamento, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pela coordenação do evento, irá apresentar o projeto da SNCT no Estado, que acontecerá no período de 25 a 28 de outubro.

A cerimônia, marcada para as 18h30 no auditório Wall Ferraz (Rua Maria Carlos da Silva), será também um momento de mobilização de parceiros para a realização de atividades durante a Semana, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Na ocasião, a Secti irá lançar o edital para as inscrições de atividades a serem realizadas durante a Semana em outubro. Visando fomentar a realização de atividades durante a Semana, a Fapema também lançará o edital Programa de Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com recursos financeiros destinados ao apoio, parcial ou integral, à execução de atividades de divulgação científica ou tecnológica.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, ressaltou que com a realização da SNCT em Timon o governo Flávio Dino continua no seu meritório esforço de descentralizar as ações de governo e valorizar a vida nos municípios. “Nós estamos dando continuidade ao processo de descentralização e popularização das atividades de ciência e tecnologia, para isso realizamos grande evento que é a Semana de Ciência e Tecnologia, organizado em âmbito estadual pela Secti, a Fapema e as instituições de ensino e pesquisa do Maranhão”, disse o secretário.

O evento deste ano terá como tema “A Matemática está em tudo”. Para falar sobre o assunto, a Secti convidou o professor doutor adjunto do departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense, Ralph Costa, para ministrar conferência de abertura. Rafael vai falar sobre o “Panorama da visão computacional ou ilusão de ótica também é ciência”.

Maranhão é destaque na realização da SNCT

A SNCT/MA tem ocupado lugar de destaque entre os eventos realizados no Brasil, ano passado o Estado conseguiu a 2ª colocação entre os estados do Nordeste e a 6ª do Brasil no ranking do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações em razão do grande número de atividades ofertadas durante a Semana em Imperatriz, que teve a participação de mais de 35 mil pessoas. Este ano a meta é alcançar uma melhor colocação e para isso a Secti está trabalhando para que o evento seja ainda melhor que o do ano passado.

Durante quatro dias Timon será a “Cidade da Ciência” e deverá receber pesquisadores, professores e estudantes de todo o Maranhão e também de outros estados que irão apresentar as novidades na área da ciência, tecnologia e inovação. A “Cidade da Ciência”, espaço onde acontecerão oficinas, minicursos, apresentações de pôsteres, apresentações de protótipos e mostras científicas, entre outras atividades, irá ocupar uma área de 4.800 metros quadrados.

O espaço contará com stands, sete auditórios - sendo seis com capacidade para 30 pessoas e um para 300 pessoas -, espaço kids com atividades voltadas para o público infantil, área para apresentação de pôsteres, mostras científicas, um labirinto onde será utilizada a temática matemática em que as pessoas poderão entrar e a cada acesso terão uma problemática para resolver para seguir em frente no jogo e sair do labirinto. Além desses espaços haverá áreas para observação de astronomia, dois planetários, espaço cultural e praça de alimentação.

A coordenara da SNCT/MA, Alessandra Moraes Rêgo, explicou que o governo todos os anos realiza a cerimônia de lançamento do evento com certa antecedência para que as entidades que tenham interesse em participar do evento possam se organizar, sobretudo para que os alunos das escolas participantes possam elaborar seus projetos em cima da temática da Semana.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger