Escritora Isa Colli conta seu processo de criação em café literário

A jornalista e escritora Isa Colli, está rodando o Brasil para divulgar seus livros “Vivene e Florine em O Pirulito das Abelhas” e “A Fazendinha”. Na tarde da última quarta-feira (26/7), a autora participou de um café literário no auditório da Editora Imeph, em Fortaleza, no Ceará. Foi a primeira visita de Isa à sua nova editora. Foi um bate-papo para 80 convidados, entre professores e diretores de escolas públicas e particulares, professores universitários, escritores, ilustradores e idealizadores do ‘Projeto Nas Ondas da Leitura’. Foi tarde literária regada a muita poesia, debate e autógrafos, além de um delicioso café. A autora falou sobre construção de texto educativo, as diferenças entre a educação brasileira e europeia, entre outros temas”.

Isa conta que os convidados aproveitaram cada momento da conversa. Ficaram curiosos para saber como ela avalia o texto de outro autor e pediram dicas sobre seu processo criativo. “Eu disse que o texto precisa tocar o meu coração. A construção de qualquer texto é desenvolvida através da criatividade e a linguagem depende da faixa etária. Eu escrevo primeiro o argumento, depois faço as ligações dos assuntos. Respondo as perguntas básicas, que são também os segredos dos jornalistas (O que? Quando? Onde? Quem? Como? é Por que?). Depois, vou ajustando os capítulos e desenvolvendo os personagens. Tomo cuidado de falar com a criança como se eu fosse criança. Eles precisam se identificar com a linguagem”, revela Isa.

Personalidade do ano

Na segunda-feira (24/7), Isa recebeu, em São Paulo, o "Prêmio Excelência e Qualidade Brasil", na categoria “Profissional do Ano” por contribuir com a cultura e a literatura infantil brasileira. No roteiro da viagem, ela ainda visita algumas escolas.

Trabalho primoroso

Isa Colli é sucesso entre as crianças. Com linguagem lúdica, ela traz suas personagens em histórias divertidas e emocionantes, contribuindo, através da narrativa, para o despertar de valores como preservação da natureza, amizade e ética. Publicados pela editora IMEPH – voltada ao segmento de livros didáticos e literária infantil –, os textos de Isa Colli chegam a cada vez mais leitores no Brasil.

As publicações foram adotadas por escolas e integram o calendário escolar em várias disciplinas. É o caso do Colégio 14 de novembro, no Rio de janeiro e do Sesi Canaã, em Goiânia, que aderiram aos livros da escritora como material de apoio, devido ao conteúdo socioeducativo das histórias.

Abordagem

“O Pirulito das Abelhas”, por exemplo, conta a história de Vivene e Florine, abelhas empreendedoras que resolveram fundar uma fábrica de doces no lugar em que vivem, a aldeia Moinho. A fábula ensina sobre trabalho em equipe, respeito ao outro e a importância de viver em harmonia com a natureza e os semelhantes. Aborda ainda a relevância de se inserir na educação dos filhos os valores do trabalho e dos estudos, ferramentas essenciais para o crescimento pessoal e coletivo.

Consciência ambiental

Já em “A fazendinha”, a temática de fundo é a sustentabilidade. O livro relata o passeio de um grupo de amigos a uma fazenda onde os alimentos são cultivados de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos. As crianças da história compreendem o processo que envolve o cultivo e a comercialização de alimentos orgânicos e compreendem a necessidade de o ser humano se manter em harmonia com a natureza.

Presença marcante em feiras

No início de setembro, Isa voltará ao Brasil para participar da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. Em outubro, estará na Feira de Frankfurt, na Alemanha.

www.isacolli.com





#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger