Seminários preparam metropolização

Neste sábado (16), o Governo do Maranhão concluiu mais um seminário preparatório para a I Conferência Metropolitana, desta vez no município de São José de Ribamar.

O evento aconteceu no Campus do Instituto Federal do maranhão (IFMA) e foi marcado pela presença da sociedade civil e representantes do governo municipal.

Este é o nono seminário realizado por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), de um total de 13 a serem executados em cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Para o prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, “o seminário é um passo importante de uma discussão antiga e que vai trazer sobretudo desenvolvimento para a população”.

Nos seminários, são abordados cinco eixos temáticos importantes para a metropolização: saneamento básico, turismo, desenvolvimento social, educação e mobilidade urbana. Técnicos de várias secretarias do Governo colaboram com o debate.

A professora Daiane Machado participou do eixo educação, onde foram sugeridas melhorias como: gratuidade do transporte coletivo para alunos da rede pública, implantação de polos de educação superior, fomento de práticas esportivas e culturais, entre outros.

Essas e outras propostas serão votadas em uma conferência estadual. Para Daiane, ouvir a população faz a diferença para pensar a gestão: "São necessidades e dificuldades que a gente tem aqui na área da educação. Com essas propostas que a gente votou, com certeza vai dar tudo certo".

Diretrizes
Ao final dos 13 seminários preparatórios, será produzido um documento consolidado dos problemas relativos às temáticas dos grupos de trabalho, com as respectivas soluções.

Além disso, técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socieconômicos e Cartográficos (IMESC) vão apresentar o Plano Diretor de Desenvolvimento (PDDI), a ser elaborado em parceria com AGEM.

Por meio do plano, serão determinadas as diretrizes de atuação nos municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Os seminários preparatórios antecedem a I Conferência Metropolitana, prevista para os próximos dias 10 e 11 de outubro na capital maranhense, quando serão eleitos os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Metropolitano.

Cidades
Os seminários preparatórios começaram no último dia 5, em Axixá, e seguiram para as cidades de Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Rosário, Santa Rita, Morros, Icatu e a última edição em São José de Ribamar.

Cada seminário reuniu cerca de 200 pessoas e em média 15 delegados foram eleitos em cada localidade, para disputa de vagas no Conselho Participativo biênio 2017/2019.

O conselho vai subsidiar as proposições que serão discutidas pelo Colegiado Metropolitano, composto pelos 13 prefeitos, secretários de Estado, presidente da AGEM, Pedro Lucas Fernandes, e pelo governador Flávio Dino.

Os próximos seminários preparatórios estão previstos para ocorrer em Alcântara (19), São Luís (21), Raposa e Paço do Lumiar (22).

Esforço conjunto
“Por determinação do governador, estamos avançando no processo de metropolização”, diz Pedro Lucas, acrescentando que as rodadas de debate cumprem o que determina a Lei Complementar nº 174/2015 e o Estatuto da Metrópole.

“A criação da AGEM, os seminários e a conferência servem para implementar a gestão plena da Região Metropolitana e da gestão interfederativa”, completa Lucas.

“Fico muito feliz em ver a população desses municípios participando e as prefeituras também contribuindo para essa construção, junto com o Governo do Maranhão. Ver esse empenho de todos nos deixa com a sensação de dever cumprido", finaliza.

Olavo Carvalho

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger