Flávio Dino anuncia curso de medicina na UemaSul durante posse de reitora e vice-reitor


Fonte: Secap
Fotos: Nael Reis


Durante posse da reitora e do vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) para o quadriênio 2018-2021, o governador Flávio Dino anunciou a criação do curso de Medicina na instituição. O projeto já está sendo elaborado e será enviado nos próximos meses para a Assembleia Legislativa.

“Vamos começar o planejamento e a execução do projeto para a implantação futura do curso de medicina. O Centro de Ciências da Saúde vai ser criado em breve. Vou mandar o projeto para a Assembleia para que possamos, no próximo ano, também expandir a atuação da UemaSul na área da saúde”, disse o governador nesta sexta-feira (2).

De acordo com Flávio Dino, a comissão de especialistas já está constituída: “Nossa perspectiva é que, até o fim de março, o Conselho Universitário da UemaSul aprove o projeto”. Em seguida, a proposta vai para os deputados.

Além de medicina, o Centro de Ciências da Saúde também abrigará outros cursos da área.

Posse

Elizabeth Nunes Fernandes e o vice-reitor Expedito Barroso foram empossados nesta sexta-feira na UemaSul, que completou um ano em janeiro. Eles estavam em regime Pro Tempore e agora assumem efetivamente o quadriênio até 2021.

Ambos foram eleitos com mais de 90% dos votos nos campi de Imperatriz e Açailândia, envolvendo alunos, professores e funcionários.

“Fizemos a primeira eleição, como determina a lei de criação da universidade. E tivemos a grata satisfação de receber mais de 90% de aceitação de toda a comunidade universitária. É o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma a reitora. ‘’A UemaSul foi um grande avanço da descentralização do ensino superior”, acrescenta.

O vice-reitor ressalta que o governador “nos deu uma autonomia de gerenciamento e de expansão muito mais eficiente para o sistema de ensino superior do Maranhão’’. De acordo com ele, “a UemaSul veio preencher uma série de atributos e funções do ensino superior que estavam vazios nessa região”.

O aluno Júlio Nascimento diz que “é uma grande vitória termos, hoje, em Imperatriz, uma reitora e um vice-reitor”, facilitando levar as demandas dos estudantes.

João Lucas Barbosa, do 2° período de engenharia civil, começou o curso no mesmo ano em que a UemaSul foi criada: “Já vi muitas mudanças e muitas pessoas dizendo que a UemaSul veio para melhorar e mudar. Já houve mudanças na estrutura, na forma como tratam os alunos, na pesquisa de extensão, por exemplo”.

Ciências Agrárias

Ainda em Imperatriz, o governador vistoriou as obras do novo Centro de Ciências Agrárias da UemaSul. É um investimento de R$ 11 milhões.

“É uma obra muito importante que será inaugurada ainda este ano, significando mais oportunidades, vagas e direitos para toda a comunidade acadêmica da Região Tocantina”, destacou o governador Flávio Dino.

Além das 20 salas de aula, o campus terá uma estrutura composta por sala de controle, administração, informática, quadro de manutenção técnica, laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, biblioteca e estacionamento.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger