Família do Maranhão tratava com doleiro preso

Redação

A coluna de Ricardo Boechat na Istoé Independente de hoje mostra que o doleiro Alberto Youssuf, preso no Maranhão na semana passada, tinha outras viagens previstas para o Maranhão.

E como disse Flávio Dino à agricultores familiares na quinta, 24, as viagens não eram "para usufruir das nossas praias", mas para levar o pouco dinheiro que o estado dispõe.

Aldeia Global republica as notas na íntegra, inclusive com as fontes usadas pela revista na internet.

Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Doleiro 1
Juntos e separados
A leitura dos inquéritos em curso mostra que os tentáculos de Alberto Youssef avançaram sobre a gastronomia. Ele é dono de pelo menos três restaurantes na região da avenida Paulista. Uma parceira sua nos empreendimentos é Nelma Mitsue Penasso Kodama, presa pela Polícia Federal no mês passado, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para a Itália com 200 mil euros escondidos sob a roupa. Youssef a trata por Paty, mas já foram mais próximos. Em gravações, ela suspeita que ele estaria por trás do atropelamento que sofreu em São Paulo, seguido do roubo de US$ 300 mil que carregava. Nelma (ou Paty) tentou negociar as ações de um desses restaurantes, quando o notório sócio já estava preso.
BOE-05-IE-2318.jpg
Doleiro 2
Rota certa
Antes de ir para a cadeia, o plano de voo de Alberto Youssef incluía deslocamentos regulares a São Luís. Na capital maranhense, pelo menos duas vezes por mês, ele tratava de assuntos relacionados ao recebimento de precatório por tradicional família local. As investigações em curso são para saber se o dinheiro do documento recebido era 100% dolarizado e enviado para qual destino no Exterior.
Doleiro 3
Íntimos
Preso na Operação Miqueias, que envolve fraudes em fundos municipais de previdência, outro doleiro em evidência é Fayed Traboulsi. Com o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) trocou cerca de 400 mensagens. Num desses contatos combinaram um encontro à saída do Aeroporto de Brasília, onde o parlamentar era esperado pelo doleiro numa BMW X6, branca, “do lado do toldo do desembarque”. No dia, Fayed afirma: “Estamos bem, hein!”. E Argôlo completa: “A gente vai dominar este País!.”

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger