Conheça o novo Conselho dos Direitos da Criança

Jessica Wernz

São Luís, MA. O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), empossou, na tarde de segunda-feira (30), os 40 membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (Cedca-MA). Durante a cerimônia, também foi eleita a Diretoria Executiva do Conselho composta por presidente, vice-presidente e secretário-geral, que coordenará as ações a serem desenvolvidas durante o próximo biênio. A solenidade ocorreu na sala de reunião da Vice-Governadoria, no Palácio Henrique de La Rocque.

CDCAMA
Reunião elegeu Elisângela Cardoso para a presidência do Conselho da Criança e do Adolescente
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou o apoio do poder público estadual às atividades do Conselho. “A agenda do Cedca é de interesse do Estado, tendo em vista os temas comuns debatidos por ambas as instituições. Além disso, a atual gestão tem como eixo a participação popular, que neste caso está representada pelas instituições da sociedade civil que compõem esse e outros conselhos de direitos ligados a esta secretaria”, afirmou.

O Conselho, que é um órgão paritário e tem por finalidade formular, deliberar e acompanhar as políticas públicas para crianças e adolescentes no estado do Maranhão, é formado por 20 representantes da sociedade civil e 20 do poder público. Os membros da sociedade civil são eleitos em fórum próprio e os representantes do poder público são indicados pelo governador do Estado.

Representando o poder público, participam do Conselho membros das secretarias estaduais de Saúde, Segurança Pública, Direitos Humanos e Participação Popular, Educação, Planejamento e Orçamento, Esporte e Lazer, Mulher, Turismo e Desenvolvimento Social, além da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).

Entre os representantes da sociedade civil estão membros da Pastoral da Juventude, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Centro de Cultura Negra do Maranhão, Pastoral da Criança, Centro de Apoio à Educação Básica – Formação, Conselho Regional de Serviço Social, Cáritas Brasileira – Regional MA, Instituto Comunitário da Baixada e Associação Pais e Amigos Reviver.

Para a presidência do Conselho, foi eleita a presidente da Funac, Elisangela Cardoso; como vice-presidente foi eleita a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Maria Betânia Magalhães; e para a secretaria executiva, o secretário adjunto de Direitos Humanos, Igor Almeida, representando a Sedihpop.

A presidente eleita, Elisângela Cardoso, ressaltou o trabalho que será realizado à frente do conselho. “Temos muito trabalho pela frente e muitos assuntos em pauta, como o debate contra a redução da maioridade penal e a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destacou.

Prestigiaram o evento a colaboradora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Lisandra Leite; o secretário adjunto da Secretaria Extraordinária de Juventude, Paulo Romão; e a promotora Fernanda Helena Ferreira, titular da 6ª Promotoria da Infância e Juventude.

Durante o encontro, a promotora afirmou que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos. “Agora é o momento de nos fortalecermos e mostrarmos como as coisas precisam funcionar. Até o ano passado, o Governo mostrava-se alheio às ações do conselho e, hoje, a atual gestão está de parabéns por essa iniciativa de dar posse aos novos conselheiros e manifestar apoio às ações desta instituição”, disse.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger