SL celebra os Dias do Teatro e do Circo

Carolina Nahuz

São Luís, MA. Dentro das Artes Cênicas, o teatro e o circo são duas das mais antigas expressões artísticas. Em São Luís, a quantidade de grupos teatrais e coletivos de teatro tem ampliado a produção artística dentro deste segmento. Com o objetivo de promover um dia de atividades em homenagem ao teatro e o circo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e o Coletivo de Teatro/MA, vão abrir as portas do Cine Teatro da Cidade, nesta sexta-feira (27), a partir das 16h, para celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo.

"Será um dia de debate, reflexão e ludicidade sobre os rumos do teatro em São Luís, o que envolve a discussão sobre políticas públicas para o setor e também vamos conhecer a atual produção de diversos grupos e coletivos de teatro", destacou André Lobão, diretor do Cine Teatro da Cidade.

A programação começa às 16h, com a roda de conversa "Proposições para o teatro no Maranhão", e terá a presença de representantes da Fundação Municipal de Cultura (Func), da Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão (Secma), do Coletivo de Teatro do Maranhão, dos conselhos estadual e municipal de Cultura.


"Estamos passando por um momento de forte discussão política sobre a situação do teatro no Maranhão e o debate é necessário para tomarmos um posicionamento. Nós, do Coletivo de Teatro, elaboramos um carta com proposições e melhorias das políticas culturais para o segmento", disse Josué Redentor, ator e produtor de teatro.

Após a roda de conversa, será a vez dos grupos teatrais apresentarem intervenções artísticas, a partir das 18h.

Nove grupos vão ocupar o Cine Teatro da Cidade com trechos de seus espetáculos. São eles: o ator Eduardo Reis, com a performance "Evoé"; o grupo Tramando Teatro, com a performance "Largo do Desterro"; o grupo Xama Teatro, com trecho do espetáculo "As Mulheres de Oslo"; a atriz Nilce Braga, com trecho do monólogo "Eles e Nós"; trecho do espetáculo "Gavetas", do DRAO Teatro da Inconstância; a performance "Work/Partindo", dos atores Josué Redentor e Áurea Maranhão; a performance "Ophélia", do Núcleo Atmosfera de Dança Teatro, trecho do espetáculo "Pão com Ovo", e apresentação do grupo "O Circo Tá na Rua".

Serão distribuídos ingressos gratuitamente com uma hora de antecedência, antes do início dos espetáculos.

História

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos no país. Ele aparece aqui no final do século XX, nas periferias das cidades tendo o palhaço como principal personagem.

O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

A data, 27 de março, faz referência ao palhaço Piolin, criador da primeira escola de circo do país, em 1977.

Já, o dia mundial do teatro foi instituído em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger