7 de abril, Dia do Jornalista

Profissional participa do processo de desenvolvimento de Imperatriz


Raimundo Primeiro

Imperatriz, MA. Comemora-se hoje, 7 de abril, o Dia do Jornalista, profissional responsável pela cobertura dos fatos registrados na cidade em que mora, ligando-a com o mundo.

O jornalismo, entretanto, com o passar dos tempos, mudou, ganhou novos conceitos, com o profissional da área tendo de acompanhar o avançar dos tempos. Hoje, o jornalista tem vários campos de atuação. Escreve para jornais, revistas, rádio, televisão e internet, por exemplo.

Os processos de mudanças também aconteceram com os jornalistas e os veículos de comunicações de Imperatriz.

Domingos Cezar
Domingos Cezar, jornalista da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz
De Imperatriz, já saíram e – continuam saindo – profissionais competentes, éticos e, principalmente, responsáveis com o cumprimento do ofício de narrar os fatos.

Há 33 anos no jornalismo, coincidentemente complementados nesta terça-feira, o jornalista Domingos Cézar, hoje lotado na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Imperatriz, diz amar a profissão, acrescentando que, se nascesse outra vez, optaria por exercê-la.

Começando a trabalhar no Sul do Pará, Domingos Cézar, hoje membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), fez dezenas de matérias sobre o Garimpo de Serra Pelada, ocupações de terras e chacinas de trabalhadores.

Em Açailândia, no Jornal “Açai Folha”, município foco de freqüentes conflitos agrários, o jornalista também registrou vários acontecimentos no setor. “O jornalismo investigativo também fez parte da minha profissional, creio que esse gênero de matéria enriquece o currículo profissional de qualquer jornalista”.

Formado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Domingos Cézar preferiu continuar no jornalismo. “Sou jornalista provisionado, respeitado, como tantos outros, que não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade, mas que são grandes profissionais”, reforça, frisando escrever ser um dom de Deus. “Um dom que ele dá a poucos. Parabenizo os colegas pelo nosso dia”.

O blogueiro Marlon Moura também falou a reportagem de O Progresso sobre a importância do jornalista, destacando ser a mesma de imprescindível relevância para o ser humano, tendo em vista conectá-lo com os fatos ocorridos em nível mundial.

Marlon Moura disse que poderia resumir em breves palavras sua incursão para o jornalismo. “Minha história vem de jornaleiro a um futuro jornalista, visto que também estou cursando jornalismo. O que me motiva a fazer isso, é a vontade de poder colaborar com a minha cidade, já que os jornalistas têm um papel muito importante: o de levar até as pessoas informações que poderão mudar os destinos de uma cidade. É lamentável que nem todos vejam desta maneira”.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil em 7 de abril em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, assassinato por inimigos políticos, em São Paulo, em 7 de abril de 1830. Seu assassinato aconteceu durante uma passeata em comemoração aos ideais de liberdade da Revolução Francesa.

Foi o fundador de “O Observador Constitucional”, defensor do movimento antimonarquista.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger