Capital intensifica combate à dengue

Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís desenvolve uma estratégia intersetorial de intensificação das ações de combate à dengue na capital maranhense. Entre as atividades relacionadas estão o lançamento da campanha "Agente Mirim de Combate à Dengue", realizado na quinta-feira (23), e a ampliação das equipes de agentes de saúde e de endemias, com o intuito de unir esforços para evitar a multiplicação do mosquito no Município.

O prefeito Edivaldo destacou que a gestão municipal vem trabalhando intensamente para combater à doença. "Estamos atuando na limpeza da cidade, também com a fiscalização e a notificação de terrenos baldios. Convidamos toda população a estar envolvida. Todos juntos por São Luís e juntos na luta contra a dengue", afirmou.

Esta semana, a Prefeitura intensificou também a mobilização dos agentes comunitários e agentes de endemias, a partir do planejamento da integração entre as equipes durante a execução das ações de combate à dengue. O trabalho conjugado permitirá que sejam identificadas as áreas descobertas pelos agentes de endemias, para que o agente de saúde possa realizar as atividades de conscientização da população e de eliminação do mosquito.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, fez a abertura oficial do encontro ressaltando a importância da integração para assegurar a eficiência no combate à dengue. "Estamos diariamente com os agentes de endemias fazendo as visitas domiciliares, com tratamento dos focos e orientação, mas ainda podemos juntar outros segmentos e a população, para diminuir as possibilidades de proliferação do mosquito transmissor da dengue", disse.

"As ações de combate a dengue estão acontecendo paralelamente às ações educativas. A população deve dar o retorno, cuidando do seu próprio espaço e ajudando o outro a cuidar também. Diante da epidemia que acontece em todo país, estamos nos antecipando na prevenção, que é o único método de evitar e combater a dengue", explicou a superintendente de Vigilância Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Terezinha de Jesus Lobo.

Para a agente de saúde de combate a dengue, Vanderlúcia Abreu Machado, a população será a maior beneficiada com a união das duas forças. "Foi muito bom, pois o trabalho em conjunto vai ampliar o alcance de nossas ações e quem tem a ganhar com isso é a comunidade e, consequentemente, a população de São Luís, que terá o trabalho estendido", contou a agente.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger