Carnaval 2015: as imagens da premiação

Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e a Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) realizaram na noite de sexta (24), na Casa do Maranhão (Centro Histórico), a solenidade de premiação dos vencedores do Concurso da Passarela do Samba do Carnaval 2015. Os cinco primeiros colocados de cada categoria - escola samba, blocos tradicionais e blocos organizados - receberam prêmio em cheque e um troféu simbólico confeccionado pelo artista plástico Wilson Bozó.

Representando o prefeito Edivaldo, o presidente da Func, Marlon Botão, destacou a parceria inédita entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís na realização do Carnaval de Todos. "A organização do Carnaval deste ano foi um momento histórico por conta da parceria entre o Governo, a Prefeitura e a iniciativa privada, com a participação direta da comunidade, por meio do Conselho Municipal de Cultura. Na área das políticas públicas para a cultura, temos trabalhado para fortalecer o segmento como forma de desenvolvimento do estado", destacou.

Marlon Botão
Clique na imagem e siga para galeria de fotos do Carnaval de Todos Nós
Na mesa de abertura da solenidade, estiveram presentes também o secretário adjunto de Articulação e Fomento à Economia Criativa, Altemar Lima, representando o governador Flávio Dino; o secretário adjunto de Estado da Cultura, Celijon Ramos, representando a secretária de Cultura do Estado, Ester Marques; o presidente da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos (AMBC), Brasa Santana; e a representante do Conselho Municipal de Cultura, Iolanda de Jesus.

Para o presidente da AMBC, Brasa Santana, a parceria com a iniciativa privada fortaleceu a organização do carnaval deste ano. "É a primeira vez que nossa entidade, que é filantrópica, teve a parceria da AMBEV, junto com a Func. Já estamos organizando o projeto para buscarmos recursos para o Carnaval do próximo ano", destacou.

Premiados
Na categoria bloco organizado, foram premiados os grupos Os Liberais (2º lugar), Turma do Saco (3º lugar), Dragões da Madre Deus (4º lugar) e os Gorgeadores (5º lugar). O grupo campeão deste ano foi o Mocidades de Fátima, que homenageou o compositor Escrete. Com dez anos de existência, o presidente do grupo, José Carlos, agradeceu o reconhecimento. "É muito gratificante receber este prêmio. Será o primeiro de vários", disse.

Na categoria bloco tradicional grupo B, foram premiados os blocos Fênix (2º lugar), Os Gladiadores (3º lugar), Os Coringas (4º lugar) e Companhia do Ritmo (5º lugar). O campeão deste ano foi o bloco tradicional Os Fenomenais.

Na categoria bloco tradicional grupo A, foram premiados os blocos Os Indomáveis (2º lugar), Príncipe de Roma (3º lugar), Os Feras (4º lugar) e Os Fanáticos (5 lugar). Já o campeão deste ano foi o bloco Os Apaixonados, que recebeu o título pela primeira vez. "Temos 15 anos de bloco e mantemos um grupo com 130 brincantes no bairro do Cohatrac. A nossa motivação é a cultura. Só consegue manter uma brincadeira como essa quem tem amor pela cultura. Em breve, nós vamos conseguir o título de patrimônio imaterial", afirmou o presidente do bloco, Fábio Igor.

Na categoria escola de samba, foram premiadas as escolas Império Serrano (5º lugar), Turma do Quinto (4º lugar), Marambaia (3º lugar) e Flor do Samba (2º lugar). A escola campeã deste ano foi a Favela do Samba, que já foi premiada 16 vezes ao longo de sua trajetória no carnaval maranhense. "Este ano apresentamos na Passarela um desfile bonito com enredo sobre os quatro elementos da natureza. Este prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho feito ao longo do ano. E já estamos prontos para o próximo título. Vamos levar para a avenida muita luz!", anunciou a presidente da escola, Geisa Moraes.

Seminário
No dia 27 de maio acontecerá no Cine Teatro da Cidade o seminário de avaliação do carnaval deste ano. O evento contará com a presença de palestrante convidado que falará sobre a economia criativa do carnaval.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger