Conselho de Saúde inicia pré-conferências

Carolina Nahuz

São Luís, MA. O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta quarta-feira (29) a primeira das pré-conferências visando à realização da Conferência Municipal de Saúde, cuja abertura está prevista para o dia 10 de junho.

A pré-Conferência do distrito Coroadinho foi realizada na U.E.B. Rubem Almeida, no mesmo bairro, e contou com a participação de representantes da Semus, integrantes de conselhos comunitários do polo que sediou o encontro e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Durante os debates, lideranças da comunidade do Coroadinho apresentaram suas demandas quanto à assistência básica de saúde. Além da exposição das prioridades da localidade, a pré-conferência no Coroadinho também teve como objetivo indicar os delegados que representarão o distrito na Conferência Municipal.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou a importância dos encontros para a consolidação das políticas públicas. "O controle social é uma conquista importante do setor de saúde e tem contribuído para qualificar os serviços disponibilizados à população; por isso, o prefeito Edivaldo determinou que a Secretaria dê todo o suporte necessário para a realização das pré-conferências e da Conferência. Ouvir as sugestões é a melhor maneira de priorizar as necessidades da comunidade", disse.

Titular do Conselho do Coroadinho, Carlos Magno Sousa, afirmou que discutir a qualidade dos serviços é fundamental. "O objetivo desta pré-conferência é destacar a importância atual das unidades de saúde instaladas na comunidade do Coroadinho, além de, com base nas discussões, serem formuladas sugestões para a melhoria do setor na comunidade", disse.

A realização das pré-conferências nos distritos e bairros da capital maranhense (Coroadinho, Cohab, Vila Esperança, Tirirical, Centro, Bequimão e Itaqui-Bacanga) faz parte do cronograma de atividades da Conferência Municipal de Saúde, que vai apresentar as propostas finais na Conferência Estadual de Saúde, cuja programação deverá ser iniciada no segundo semestre.

Em dezembro deste ano, todos os documentos consolidados nas Conferências Municipais e Estaduais estarão em debate na 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília (DF).

Helena Duailibe
Helena Duailibe, secretária de Saúde de São Luís, prepara a capital para Conferência Nacional

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger