Cuba: página divulga falsa informação

Cuba realiza eleições municipais com candidatos opositores


Bandeira de Cuba

Brasileiros

Cubanos foram às urnas no último domingo (19) para escolher os representantes municipais. Foi a primeira eleição que contou com dois candidatos de oposição. Hildebrando Chaviano, de 65 anos, e Yuniel López, de 26, foram escolhidos, em uma espécie de eleição primária, em bairros da região da capital Havana.

É a primeira vez desde 1959, quando a Revolução Cubana garantiu a vitória frente a ditadura de Fulgencio Batista, que políticos de oposição entram na corrida eleitoral, apesar de dissidentes já terem ocorrido em outros momentos.

Apesar dos dois políticos se dizerem opositores ao regime castrista, nenhum deles faz parte de qualquer grupo.

Os representantes escolhidos serão delegados que representam as regiões onde moram e são responsabilizados em resolver os problemas da comunidade. Eles fazem parte das Assembléias Municipais do Poder Popular. Em cada região é eleito apenas um candidato. Em todo o país cerca de 27 mil pessoas concorreram a 12.500 postos, cujo mandato é de dois anos e meio.

Nota do editor da Aldeia: O editor da Página Brasileiros presta um desserviço à informação. Desde 1976 que Cuba realiza eleições e o sistema parlamentar impede a disputa de apenas um candidato! E ainda, as candidaturas são avulsas, precisando reunir assinaturas de apoio. Partido algum, incluindo o Partido Comunista disputa a eleição parlamentar.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger