Curso de Sobrevivência em Área Rural

Camila Rocha

Imperatriz, MA. A primeira turma do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural do Maranhão (Cosar) está em plena atividade. As aulas foram iniciadas no dia 10 deste mês, com previsão de encerramento no dia 12 de maio. A ação é mais um investimento do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema de segurança, com foco no combate a assaltos a instituições financeiras.

O curso é coordenado pelo comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel José Frederico Gomes Pereira, que ressaltou a importância desse investimento e o grau de exigência dos alunos. “O Cosar é uma ferramenta que vai qualificar os policiais a trabalharem de forma enérgica no combate a assaltos a bancos e no enfrentamento aos bandos armados. Para tanto, o curso vai exigir bom condicionamento físico, paciência, dedicação, coragem e muita determinação dos candidatos”, reiterou.

O coordenador do curso destacou que 90% da grade curricular é destinada a parte prática das ações. A primeira semana de treinamento foi realizada no 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em Imperatriz, e na represa de Estreito, onde foram abordadas técnicas aquáticas. Ao todo, 31 participantes ingressaram no curso, sendo 25 oficiais e praças do Maranhão, cinco do Piauí e um guarda municipal de São Luís.

De Imperatriz, os alunos retornam a São Luís, onde prosseguem com o curso. Nesta semana, foram realizadas instruções de abordagem, antibomba e armadilhas. Posteriormente, serão realizadas operações de patrulha, tiro, emboscada e contra emboscada, dentre outras ações.

Os formandos devem atuar na 1ª unidade do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), com sede em Presidente Dutra. A unidade dará apoio às demais unidades da polícia, realizando o policiamento ostensivo, com barreiras nas cidades e nas estradas vicinais, além do trabalho de inteligência.

Para o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, a qualificação e a preparação dos policiais são imprescindíveis para a prestação de um serviço de qualidade à população. “Não vamos medir esforços para combater a marginalidade que aflige a população maranhense. Investir em treinamento e capacitação é indispensável para aprimorar e potencializar a atuação policial”, destacou.

Curso de Sobrevivência

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger