Detran-MA inicia curso de Segurança

Márcia Carvalho

São Luís, MA. O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciou, nesta terça-feira( 28), o Curso de Métodos e Técnicas Educativas para a Segurança no Trânsito. Esta é a primeira ação do Programa Permanente de Capacitação em Educação para Trânsito, uma das estratégias elaboradas pelo governo Flávio Dino para reduzir os alarmantes índices de acidentes de trânsito no Maranhão.

O curso aborda entre outros temas, as causas da violência viária, campanhas educativas para a segurança no trânsito e educação para o trânsito na escola. Com duração de dois dias, o curso é ministrado pela mestre em Educação para o Trânsito, Irene Rios, e tem como objetivo aprimorar conhecimentos e conscientizar sobre o papel fundamentalda educaçãona segurança viária.

Irene Rios
Irene Rios ministra curso para servidores do Detran, PMMA, Departamentos Municipais de Trânsito, Ciretrans e PRF
“A educação para o trânsito precisa ser trabalhada de forma plena e constante. Com esse programa de capacitação permanente queremos fortalecer o trabalho de educação para o trânsito nas Ciretrans e com issoreduzir os acidentes de trânsito no interior do estado”, explica o diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

As 50 vagas oferecidas no curso foram distribuídas entre servidores da divisão de educação do Detran-MA, Polícia Militar, Departamentos Municipais de Trânsito, Ciretrans, entidades civis e Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, o Maranhão ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de acidentes de motos. Presidente Dutra é o município campeão de acidentes envolvendo motociclistas. Para Edvane Marcelino, funcionária da Ciretran de Presidente Dutra, um dos motivos do aumento no número de acidentes envolvendo motos no município e no Maranhão, deve-se, principalmente, à imprudência e a falta de orientação e educação no trânsito.

“Nunca houve ação educativa como essa na Ciretran de Presidente Dutra. O fato de podermos aprender e repassar conhecimento para as outras pessoas, vai ajudar a diminuir os acidentes na cidade”, reforçaEdvane Marcelino.

Para a mestre em Educação para o Trânsito, Irene Rios, a capacitação de profissionais que atuam diretamente com o trânsito é extremamente importante para a reduçãodo alto índice de violência viária nas cidades. “Durante o curso os participantes aprendem metodologias que ajudam a conhecer melhor o público-alvo e isso ajuda a desenvolver o trabalho com mais qualidade.Eles acabam se tornando multiplicadores de boas condutas no trânsito”, afirma Irene Rios.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger