Diretor organiza passeio a cemitério

Jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba, SP. Coordenado pelo diretor da Biblioteca Infantil Municipal, José Rubens Incao, aconteceu ontem mais um Passeio Cultural ao Cemitério da Saudade. A atividade reuniu pouco mais de dez pessoas, que conheceram não apenas a história do espaço, mas, principalmente, referências, tradições e a simbologia que envolve aquele lugar.

Conforme Incao, a visita acaba servindo para que os participantes reflitam sobre o significado de muitos conceitos, principalmente a morte. O passeio começa com uma explicação sobre o Cemitério da Saudade, que foi oficialmente inaugurado em 1863. A região onde se encontra instalado era conhecida como Campo do Pique e nele eram executados escravos. Pelo menos sete deles morreram ali enforcados.

Cemitério

Cemitério

Incao lembra aos visitantes que no século XIX, o costume era realizar os sepultamentos nas igrejas. Esse costume foi revisto e, com isso, os cemitérios, assumiram importância no processo. Mesmo com a mudança, muitos entraves impediam os enterros.

Para começar, só podiam ser sepultados, num primeiro momento, católicos. Quem cometesse suicídio não tinha direito ao enterro. O que chama a atenção do público, no entanto, são as curiosidades que envolvem os túmulos existentes no cemitério. Cada um, a seu modo, reserva uma simbologia própria.

O uso de imagens de anjos e de Jesus Cristo, por exemplo, buscava simbolizar, conforme a situação, a dor ou a necessidade de alento para a perda dos entes queridos. O roteiro inclui, ainda, passagem pelas sepulturas de personalidades como o místico João de Camargo, Monsenhor João Soares, professor Toledo, Aluísio de Almeida, e a menina Julieta Chaves.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger