Estado pleiteia Plano Diretor de Irrigação

Izabel Almeida

São Luís, MA. Cumprindo a determinação do governador Flávio Dino de incrementar a produção agrícola do estado e buscar parcerias em âmbito federal para execução e retomada de grandes projetos do setor, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) promoveu, nesta quarta-feira (29), uma reunião com representantes do Ministério da Integração Nacional (MI) e Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), para que o governo do Maranhão e o MI elaborarem em conjunto o Plano Diretor de Irrigação para o Maranhão.

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, participaram desse primeiro encontro, que contou com a presença das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar e de Cidades, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os planos de irrigação dos estados são viabilizados por meio de recursos do Banco Mundial. No Nordeste, o MI pretende realizar esse trabalho no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí e Maranhão, onde os três últimos tem maior capacidade de expansão e podem se tornar referências para o restante do país.

“Com o Plano Diretor de Irrigação para o Maranhão, será possível direcionar as políticas públicas de irrigação, contribuir para a capacitação de técnicos e transferência de tecnologias, para que possamos aumentar a produção e a produtividade do estado, gerando desenvolvimento regional e melhorando a qualidade de vida da população”, observou o secretário Márcio Honaiser.

A equipe do ministério apresentou as experiências de sucesso realizadas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul e mostrou o grande potencial das terras maranhenses, que vinha sendo pouco explorado nos últimos anos, resultando em 44.591 hectares irrigados, apenas 0,7% da área irrigada atualmente no país, segundo a Agência Nacional de Águas. Já a Sagrima expôs a atual situação das políticas públicas relacionadas ao setor e as expectativas do governo do Estado em relação ao plano diretor.

“Estamos fazendo esta discussão para planejar uma grande articulação com todo o sistema da agricultura do governo para tornar real esse plano e possibilitar uma maior captação de recursos para implantar o programa de irrigação, atendendo ao desejo do governador Flávio Dino de ver o nosso povo produzindo, com emprego e renda”, afirmou o vice-governador, Carlos Brandão.

Márcio Honaiser
Vice-governador Carlos Brandão e o secretário Márcio Honaiser com técnicos da Integração Nacional

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger