Festa no Terreiro Ilê Ashé Ogum Sogbô

Secretaria da Igualdade Racial participa da festa de São Jorge

Mateus Costa

São Luís, MA. Representantes da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) estiveram presentes, na quinta-feira (23), na festa de São Jorge promovida pelo Terreiro Ilê Ashé Ogum Sogbô, na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro da Liberdade.

Para o secretário Gerson Pinheiro a participação no evento marca a presença do Estado no segmento de matriz africana. “O Estado tem políticas públicas voltadas para este segmento, pois o Plano Estadual de Povos e Comunidades de Matriz Africana tem um olhar voltado para o reconhecimento da garantia de direitos, da efetivação da cidadania e do combate ao racismo e à intolerância, além da defesa da tradição africana em seus cultos, liturgias e terreiros”, informou.

O Plano citado pelo secretário Gerson Pinheiro nasceu da articulação entre o poder público e a sociedade civil e tem fundamentação legal, dentre outros instrumentos jurídicos. O documento contém metas, ações e instrumentos de monitoramento das políticas públicas prioritárias para os povos de matriz africana a serem executadas com base no PPA 2015 – 2020.

Liderado pelo babalorixá Airton Assunção Gouveia, o terreiro de São Jorge e Santa Bárbara, como também é chamado, tem como matriz africana o tambor de mina, de nações Jeje, Nagô e Cambinda, descendente da Casa de Iemanjá que está em funcionamento desde 1987. “A festa é de todos e começou cedo com muita gente, seguido de um almoço para convidados e a comunidade”, disse Airton Gouveia.

Babalorixá Airton Assunção Gouveia do Terreiro Ilê Ashé Ogum Sogbô

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger