Prefeito Madeira quer permanência da Branca

Raimundo Primeiro

Imperatriz, MA. No fim da manhã dessa quinta-feira (23), o prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB) esteve reunido com vereadores de Imperatriz tratando de assuntos relacionados à permanência da Viação Branca do Leste (VBL) na cidade.

Reclamando prejuízos, a VBL levantou a possibilidade de deixar de explorar o transporte coletivo em Imperatriz, caso providências não sejam tomadas pela gestão pública municipal, objetivando a recuperação de investimentos feitos no setor, visando melhor assistir a população local.

Madeira
Prefeito Sebastião Madeira reúne vereadores e imprensa: VBL em pauta
O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Soares Barros (PTB) e, além de parlamentares, contou com a presença de representantes da imprensa imperatrizense, oportunidade em que o prefeito Sebastião Madeira chegou a anunciar já ter procurado o Ministério Público em busca de uma solução, evitando assim, uma eventual crise no transporte público, caso a VBL deixe a cidade.

Durante a conversa com jornalistas locais, o prefeito Sebastião Madeira informou que vai começar, nas próximas horas, uma forte campanha em prol da permanência da VBL em Imperatriz, evitando, desta forma, um colapso no transporte coletivo da segunda maior cidade do Estado.

O prefeito Sebastião Madeira informou ter recebido da VBL um documento, por meio do qual a empresa comunica que vai abrir mão do contrato, argumentando não ter condições de concorrer com o transporte clandestino, uma vez que, enquanto a mesma paga impostos e encargos sociais, transporta portadores de deficiências e estudantes pela metade do preço, cobrando apenas meia passagem, além de idosos, que não pagam, sofre concorrência desleal, tendo dificuldades de trabalhar e participar da concorrência.

“Estou consultando a sociedade, o Ministério Público, a imprensa e, aqui, discutindo com a Câmara. O município vai tomar medidas de repressão ao transporte clandestino, pois temos de fazer uma opção entre a cidade ter transporte regularizado ou, então, entregá-la para a balbúrdia e ficar sem empresa de ônibus, virando uma ‘África’ ou uma ‘Índia’, com o transporte sendo feito desse jeito. Por isso, estou procurando apoio institucional da cidade para poder tomar essas decisões”.

Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a VBL queria deixar Imperatriz de imediato, mas em atendimento a sua solicitação, a empresa vai ficar por mais 30 dias na cidade, em busca de uma reação por parte das autoridades e da sociedade, “uma vez que transporta mais passageiros que não pagam do que passageiros que pagam pelo transporte público local”.

“Reuniremos setores da sociedade e vamos, realmente, iniciarmos um trabalho em favor de uma campanha pela permanência da empresa na cidade, colocando, antes, na mídia, uma campanha publicitária sobre o assunto. Vamos fazer cumprir a lei, o primeiro e importante passo a ser dado em busca da resolução do problema”, garantiu o prefeito Sebastião Madeira, acrescentando já estava começando a fazer isso, por meio da coletiva ocorrida no princípio da tarde de ontem, com a presença significativa da imprensa imperatrizense e de vereadores.

Antes de encerrar, o prefeito Sebastião Madeira anunciou que vai procurar o presidente do Fórum Municipal Henrique de La Rocque, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Maranhão (3º BPM-MA), Sindicato dos Taxistas de Imperatriz, Sindicato dos Mototaxistas e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) para falar sobre o assunto, “pois eu quero deixar bem claro que não somos contra ninguém, queremos que todo mundo trabalhe, dentro da legalidade; não pudemos deixar a cidade se transformar num caos. Não quero nem imaginar a cidade ficando sem transporte coletivo. Vai ficar uma balbúrdia para quem mora lá no Conjunto Vitória e trabalha no Centro, não tendo condições de deslocamento”, concluiu o chefe do Executivo, mostrando-se preocupado com o tema em questão.

Legislativo

Após o encontro com o prefeito Sebastião Madeira, o vereador José Carlos Soares (PTB), presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, informou ser esse o verdadeiro papel da Casa: ouvir e participar dos debates que visam melhorias para a população.

O vereador José Carlos Soares fez uma avaliação positiva, ressaltando que o prefeito Sebastião Madeira demonstra claro interesse de acertar na questão relacionada ao transporte público em Imperatriz. “E A Câmara também quer participa, ajudar a melhorar o trânsito da nossa cidade, ajudar o transporte coletivo a cumprir com o seu papel”.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger