Prefeitura de SLZ dialoga com agricultores

Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís se reuniu nesta terça-feira (14) com agricultores do Maracanã e Cidade Operária com o objetivo de definir a logística de compra e entrega dos produtos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às escolas municipais de São Luís.

Durante a reunião, que contou com a participação dos membros da Câmara Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, foi avaliado o cardápio previamente elaborado pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a melhor logística de entrega e recebimento dos alimentos nas escolas pelos agricultores familiares, o transporte dos produtos e pagamento.

Secretários
Secretários reúnem para definir logística do PNAE
"Mais uma grande conquista da política de Segurança Alimentar, uma importante proposta do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plasman) de São Luís que está sendo cumprida, para fortalecer o setor. O prefeito Edivaldo determinou a execução do PNAE como prioridade para o fortalecimento da agricultura familiar para geração de renda", disse a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou que serão beneficiados 39.246 alunos da rede municipal. "A reunião foi muito produtiva, tivemos ganhos significativos e aqui temos uma proposta de como tudo irá acontecer. Daqui, partiremos para o campo de ação na merenda escolar, compra, recebimento e geração de renda", disse.

Foram priorizadas, segundo informou o secretário, as áreas de mais necessidade. "Construímos um cardápio específico para atender as crianças da rede municipal de ensino de acordo com os produtos que serão fornecidos para melhorar a qualidade da merenda das crianças", completou Geraldo Castro.

Para Luís Carlos Carvalho, 55 anos, da comunidade do Cinturão Verde, o PNAE somará muito na vida dos produtores, pois será um recurso garantido diretamente ao produtor sem a figura do atravessador, assegurando assim, melhor rendimento. Ele afirmou que a comunidade vai garantir uma colheita de qualidade e entregar no prazo determinado nas escolas em tempo hábil.

De acordo com a superintendente da área de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas, o Município vai cumprir o que determina a legislação, que é a aquisição de no mínimo de 30% de produtos da agricultura familiar, atendendo a 92 escolas, localizadas nos polos Cidade Operária, Zona Rural, Itaqui Bacanga, Creches e Casa Familiar Rural.

O secretário Aldo Rogério, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), afirmou que a assistência técnica bem como a inspeção dos produtos será garantido por sua equipe, para o pleno êxito do PNAE, como determina o prefeito Edivaldo.

Participaram da reunião ainda técnicos da Semapa e agricultores familiares das comunidades Maracanã e Cidade Operária, responsáveis pelo fornecimento dos produtos que irão atender o programa.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger