Reféns são liberados da Aldeia Maçaranduba

Ariane Póvoa, Agência Brasil

As quatro funcionárias do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, que eram mantidas reféns por índios Guajajara, foram liberadas na tarde dessa terça-feira. As funcionárias haviam ido à aldeia Maçaranduba, no município de Bom Jardim, a 188 quilômetros de São Luís, para realizar palestras e foram impedidas de deixar o local na última sexta-feira.

A liberação ocorreu após negociações do Ministério da Saúde e da Polícia Federal com lideranças indígenas. Outras duas pessoas que eram mantidas reféns foram liberadas na segunda-feira.

Os índios pedem melhores condições de educação e atendimento à saúde na aldeia. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena - vem reforçando, nos últimos anos, o atendimento aos Guajajara, da aldeia Maçaranduba.

A nota afirma ainda que em um mês será inaugurada a nova sede do polo base do Dsei Maranhão, no município de Santa Inês, após reformas e ampliação. Segundo o ministério, já na próxima semana terá início um novo contrato de alimentação que vai garantir a distribuição de três refeições diárias para os indígenas atendidos no polo.

Também, de acordo com a nota, está em fase final a construção de uma Unidade Básica de Saúde Indígena dentro da aldeia Maçaranduba. A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal e aguarda mais informações sobre a liberação dos reféns.

Guajajaras

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger