Via Musical é lançado nas escolas

Carolina Nahuz

São Luís, MA. Cerca de 60 estudantes da rede municipal de ensino participaram na tarde desta quarta-feira (15) da solenidade de lançamento do projeto Via Musical. A iniciativa é uma parceria entre o governo do estado, por meio da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo do projeto é fortalecer o currículo escolar a partir de ações relacionadas à linguagem da música, além de contribuir para o desenvolvimento de uma escuta musical ativa, e assim proporcionar e incentivar a cultura musical nas escolas. O secretário de Educação do Município, Geraldo Castro, parabenizou a iniciativa.

"A música é um instrumento educacional importantíssimo e, como tal, é um componente essencial na educação de nossas crianças e adolescentes. O desenvolvimento deste projeto em nossas escolas vai contribuir imensamente com as iniciativas que já desenvolvemos em nossa rede", assinalou o secretário.

Via Musical
Programação de Concertos Didáticos fazem parte da Via Musical
Via Musical
Atentos, 60 alunos da Rede de Ensino de São Luís participaram do lançamento
O objetivo do projeto é proporcionar aos educandos o conhecimento de diversos estilos musicais, agregando valor aos conteúdos de arte e cultura já trabalhados em sala de aula.

Por meio de uma programação de Concertos Didáticos, o projeto Via Musical prevê tanto a participação dos estudantes da rede municipal como plateia em concertos teatrais como a apresentação dos artistas nos estabelecimentos de ensino. A previsão é que sejam realizados dois concertos por mês: um no teatro João do Vale e outro em uma unidade escolar. Os concertos serão realizados por grupos de chorinho e orquestras de violão, violino e de sopro.

"Este projeto cumpre um papel fundamental, que é o de levar a música para dentro das escolas. As crianças que têm um contato mais cedo com a música e os instrumentos musicais adquirem mais conhecimento e um comportamento diferente, inclusive na fala", observou Regina Oliveira, coordenadora artística da Emem e uma das coordenadoras do projeto Via Musical.

Durante a solenidade de abertura, os estudantes assistiram à apresentação de um grupo de chorinho. O estudante Pedro Augusto Santos Oliveira, 10 anos, do 5º ano da Unidade de Educação Básica (UEB.) Saraiva Filho, disse que nunca tinha assistido a um concerto musical didático e nem mesmo havia estado no Centro Histórico de São Luís. "Fiquei muito feliz de ter vindo, de sair da escola e poder vir ao teatro", declarou o aluno, que inclusive sonha com uma carreira musical. "Quero estudar bateria", afirmou.

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger