A disputada vaga para Mostra de foguetes

Cerca de 500 estudantes do Centro de Ensino Bacelar Portela, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro Caratatiua, participaram no sábado (9), na área externa do Estádio Castelão, de uma competição de lançamento de foguetes classificatória para a IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Foguete
Estudantes do Bacelar Portela durante lançamento dos foguetes construídos a partir de garrafas pets
O coordenador do evento, professor Diego Rodrigo Pereira, informou que este é o segundo ano que a escola participa e explicou a importância da Mostra. “Aqui eles têm nas mãos nada mais que uma garrafa pet, cano de PVC, solução de vinagre, água e bicarbonato, mas podem visualizar o que repassamos em sala de aula, têm lições de Matemática, Química e Física", disse.

Leyde Glauce Alencar estava entre os estudantes das 200 equipes inscritas na mostra. Para ela, participar daquele momento foi uma experiência única. “É muito empolgante misturar elementos simples e termos essa reação explosiva. Também saber que nesta ação temos lições na prática do que aprendemos na sala de aula”, comentou.

O estudante Yann Derec também destacou o valor da atividade: “Passamos várias semanas testando o artefato, peso, estabilidade para depois colocarmos na prática o que aprendemos de teoria”, disse.

Lançamento e premiação

Os foguetes foram lançados individualmente e em equipes de até quatro estudantes. Os alunos tinham que alcançar o mínimo de 120 metros com o lançamento do foguete. Para passar para outra etapa serão contabilizadas as maiores distâncias de lançamento alcançadas no Brasil.

O artefato foi constituído a partir de duas garrafas pets de qualquer volume, que fica preso numa base de lançamento, presa no chão, também, construída pelos próprios estudantes, e terá como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

Anne Glauce Freire

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger